Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

30 de dezembro de 2008

SAI O LISTÃO DAS FEDERAIS! CONFIRA NO LINK ABAIXO

LISTÃO DAS FEDERAIS, CLIQUE AQUI E COMEMOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

29 de dezembro de 2008

LULA SANCIONOU LEI QUE CRIA 38 INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sanciona na próxima segunda-feira uma lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no País. Presentes em todos os estados, os institutos criam 215 mil vagas em cursos técnicos do ensino médio, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

» Universidades públicas estaduais terão mais verba

Os institutos totalizam 168 campi inicialmente, e a previsão é de que cheguem a 311 até 2010, com 500 mil vagas. Criados a partir da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os institutos terão foco na área de pesquisa e extensão, com o compromisso de estender os benefícios da pesquisa à comunidade.

Metade das vagas será destinada a escolas técnicas do ensino médio. No nível superior, que ficará com 30% das vagas, cursos tecnológicos e de engenharia terão preferência. Os 20% restantes serão reservados a licenciaturas em ciências da natureza, devido ao grande déficit de professores em física, química, matemática e biologia no ensino do País.

Cada instituto é autônomo, nos limites da área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos e para registrar os diplomas, e tem proposta orçamentária anual específica para cada campus e reitoria.

Terra Educação

26 de dezembro de 2008

COTAS NÃO SURTEM O EFEITO DESEJADO

As políticas de ações afirmativas adotadas até agora por universidades públicas e pelo governo federal, por meio do Prouni, tiveram pouco impacto sobre a participação dos pretos e pardos no ensino superior.

Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) mostram que, de 2002, quando as universidades começaram a instituir programas de cotas, a 2007, a participação de pretos e pardos no ensino superior público variou 1,8 ponto percentual --passou de 36,4% dos estudantes de graduação do setor para 38,2%. De 2001 a 2002, a variação foi de 2,8 pontos percentuais.

Pretos e pardos são nomenclaturas usadas pelo IBGE para a classificação de raça/cor, a partir da autodeclaração dos entrevistados.

Na rede particular, a presença do grupo passa de 26,2% para 29,5% de 2004 a 2007. A principal ação afirmativa no setor é o Prouni, que desde 2005 concede bolsas a estudantes carentes de escola pública na proporção igual à de pretos, pardos e indígenas de cada Estado.

O baixo impacto das políticas de ação afirmativa adotadas até agora pode ser explicado pelo fato de que a maior parte dos alunos não é afetada por elas.

No Prouni, os 197 mil pretos e pardos que entraram pelo programa desde sua criação correspondem a 45% dos bolsistas. Considerando os que entraram em 2006, porém, o ingresso representou apenas 1% do total de matrículas no ensino superior.

O impacto de cotas em universidades públicas também é restrito considerando-se que três quartos dos estudantes estão em instituições privadas.

Desde 2002, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 33 universidades públicas, de ao menos 250, passaram a adotar algum tipo de cota racial.

O projeto de lei que o governo quer aprovar no Congresso prevê que 50% das vagas nas federais sejam reservadas a alunos de escolas públicas, e que esse percentual seja dividido de acordo com a proporção de pretos, pardos e indígenas de cada Estado.

Mesmo se aprovada, porém, a lei terá reflexo pequeno sobre o quadro geral, embora de fato aumentem a presença de pretos e pardos nas instituições federais em que as cotas forem instituídas.

Segundo o mais recente censo do ensino superior produzido pelo Inep, com dados de 2006, as federais respondiam naquele ano por 12,4% das matrículas em todos os cursos de graduação do país.

Caso as vagas para pretos e pardos correspondessem à sua representação na população brasileira -ou seja, 49,8%-, haveria uma reserva correspondente a 3,1% das matrículas no ensino superior.

"Há todo um engodo em torno desse assunto [lei que cria cotas]", diz José Luiz Petrucelli, pesquisador do IBGE, favorável às cotas. "Mesmo se essa lei tivesse sido aprovada e estivesse sendo cumprida, ela não tem um efeito prático muito importante. Tem um efeito simbólico muito importante, por isso tanta polêmica."

Os números acendem no movimento negro uma reivindicação de cotas em todas as universidades, públicas e privadas.

Segundo frei David, da ONG Educafro, essa reivindicação é planejada para daqui a cerca de três anos, já que, na atual lista de prioridades, vêm antes a aprovação do projeto de lei pelo Senado, a criação de bolsas para os alunos cotistas conseguirem se manter nos cursos e o monitoramento do desempenho acadêmico deles, para, segundo afirma, divulgar os benefícios da política para a população como um todo. A idéia não deve encontrar apoio no Ministério da Educação.

Crescimento

Mesmo com baixo impacto de ações afirmativas, a presença dos pretos e pardos no ensino superior, contando tanto o público como o particular, tem uma trajetória crescente na última década. Em 1998, pretos e pardos eram 18% dos estudantes de graduação. Em 2007, o número já era de 31,5%.

Para Simon Schwartzman, do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), a principal razão para o crescimento é o aumento de matrículas, que foi de 187% na última década. Isso aconteceu no ensino médio. A participação dos pretos e pardos nessa etapa passou de 42% para 50,5%, aumentando o número de pessoas aptas a cursar o ensino superior.

A qualidade da educação é um fator apontado para melhorar o acesso à universidade pela população mais pobre --e, conseqüentemente, de mais pretos e pardos, geralmente associados a essa faixa econômica.

Jorge Abrahão, do Ipea, diz que, aliadas à expansão das vagas nas universidades federais que vem ocorrendo sob o governo Lula, as ações afirmativas poderão produzir um impacto maior do que o de hoje.

ANGELA PINHO da Folha de S.Paulo, em Brasília.

24 de dezembro de 2008

A ESCOLA AMAURY DE MEDEIROS, ATRAVÉS DO SEU BLOG, DESEJA A TODOS UM FELICÍSSIMO NATAL! OBRIGADO AOS LEITORES DESSA PÁGINA, VOLTEM SEMPRE E DIVULGUEM ESSA IDÉIA. COMUNICAÇÃO É PODER!!!!

19 de dezembro de 2008

FOTOS DO NOSSO ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO E UM PASSEIO PELO HISTÓRICO PRÉDIO DO AMAURY

CONHEÇA UM POUCO DO HISTÓRICO PRÉDIO DA ESCOLA AMAURY DE MEDEIROS. EM 2009 ESTAREMOS COMEMORANDO 85 ANOS DE EXISTÊNCIA. UMA DAS MAIS TRADICIONAIS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE PERNAMBUCO
PÁTIO EXTERNO COM DESTAQUE PARA O BUSTO DO DR. AMAURY DE MEDEIROS
O VELHO CASARÃO VISTO DA QUADRA
PERFIL DO VELHO CASARÃO QUE ESTÁ DE CARA NOVA
CORREDOR QUE LIGA O PRÉDIO HISTÓRICO AO ANEXO ONDE ESTÃO LOCALIZADAS A SECRETARIA, A DIRETORIA E A SALA DOS PROFESSORES
TÉRREO DO CASARÃO VELHO VISTO DE TRÁS
O MESTRE NORONHA, EX-PROFESSOR DO AMAURY, MARCOU PRESENÇA NO ALMOÇO DESSE ANO. A RECEPÇÃO FOI CALOROSA!
ELIANE E ROSA RELEMBRANDO OS TEMPOS DE MENINA.
JAQUELINE SORRIDENTE FEZ POSE PARA O AMAURY ONLINE
MOMENTO DE COMUNHÃO
MESTRES UNIDOS
LILIOSA E SUA MENSAGEM DE FÉ
ROSE, CLÉLIA E UM MISTERIOSO SACO VERMELHO!
JAQUE E MARIA, CARAS E BOCAS DIANTE DA LENTE DO AMAURY ONLINE
PREFIRO NÃO COMENTAR!!!!!!!!

FORMATURA DO TERCEIRO ANO 2008 - BELÍSSIMA FESTA,!

EQUANTO UNS FICAM PENSATIVOS, OUTROS SE DIVERTEM!
JEFERSON COM PINTA DE MÉDICO. SERÁ UMA PREMONIÇÃO?
ROBSON, MARÍLIA E A MAMA
AS MENINAS SUPER PODEROSAS
UMA NOITE DE DESPEDIDAS!
PROFESSORA PAULA HOMENAGEADA!
A HORA DO JURAMENTO
CLENILSON PIMENTEL LENDO SUAS HOMENAGENS
MAIS HOMENAGENS, A NOITE FOI EMOCIONANTE!
LUIZ FOI OVACIONADO!
MARIA INEZ SEMPRE SERENA
CATARINA, UMA VERDADEIRA POP STAR
CATARINA CERCADA DE AMIGOS
CATARINA E O CARINHO DOS ALUNOS
FÁBIO TENTANDO ENTENDER O MECANISMO DA MÁQUINA. A FESTA TERMINOU E ELE
NÃO CONSEGUIU! RSSSS
PROFESSORES CONTEMPLANDO A FESTA
MAIS HOMENAGENS
MARÍLIA EMOCIONADA
EDILENE VESTIDA DE PRINCESA
MARÍLIA, THE LADY IN RED
ENEIDA, A FÉ EM PESSOA!
CECÍLIA CANTOU E ENCANTOU
LUCINÉIA FALANDO SOBRE REALIZAÇÃO DE SONHOS. ESSA PROFESSORA VENCEU PORQUE NÃO DESISTIU!
TRIO PARADA DURA!
SANDRA FAZENDO POSE. AO LADO ROSENILDA E NIDIANE.
LUCIANO E SEU SORRISO METÁLICO
ED E JANA COMENTANDO A FESTA! CRIS, ANINHA E PAULINHA. CHARME E ESTILO! SORRISO DE FELICIDADE. ATÉ RANIERE APARECEU!
A DECORADORA DA FESTA

18 de dezembro de 2008

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews