Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

12 de agosto de 2009

TELESCÓPIO ESPACIAL REGISTRA CHOQUE ENTRE DOIS PLANETAS

Segundo a agência americana, a colisão envolveu um planeta com o tamanho da Lua e outro com tamanho a Mercúrio e espalhou enormes quantidades de rocha derretida no espaço. Ainda de acordo com a Nasa, os planetas estariam viajando à velocidade de 10 km por segundo quando ocorreu o impacto e orbitavam a antiga estrela HD 172555, de 12 milhões de anos de idade, localizada na constelação do Pavão.

"Para que a rocha derretesse e se vaporizasse o choque deve ter sido muito violento", disse o pesquisador Carey Lisse, ligado ao Instituto de Física e Astrofísica da universidade Johns Hopkins e autor da descoberta, publicada na edição de agosto do periódico Astrophysical Journal. No entender de Lisse, a colisão é muito similar àquela que provavelmente deu origem à Lua há 4 bilhões de anos, quando um objeto do tamanho aproximado de Marte se chocou contra a Terra.

Segundo o trabalho de Lisse, o choque destruiu completamente o objeto de menor tamanho e espalhou grande quantidade de material magmático, que foi registrado pelos sensores infravermelhos do telescópio na forma de tectitas, fragmentos de lava recongelados que dão origem a uma espécie de vidro que se forma no espaço.

Foto: Concepção artística mostra o violento choque entre planetas, conforme registrado pelo telescópio espacial Spitzer. Crédito Nasa.

IG Educação

11 de agosto de 2009

9 de agosto de 2009

6 de agosto de 2009

64 ANOS DO MAIOR ATO DE IRRACIONALIDADE DA HUMANIDADE

Há 64 anos, o Enola Gay, avião pilotado pelo general brigadeiro Paul Tibbets Jr, despejou no céu de Hiroshima uma bomba atômica. Três dias depois, outra bomba foi jogada em Nagazaki. Quase 200 mil pessoas morreram nos dois ataques. Milhares de pessoas morreriam, mais tarde, devi os efeitos nocivos da radiação atômica. Nada mais precisa ser dito.

3 de agosto de 2009

BAIXE AQUI O SIMULADO DO NOVO ENEM

Clique aqui e baixe as provas modelos do Novo Enem (simulado) em um só arquivo via PE360 Graus. Clique aqui e baixe as provas separadas por área

UM DOS VÍDEOS MAIS ESPETACULARES DE TODOS OS TEMPOS

O vídeo acima foi extraído do programa "Ucrânia Tem Talentos",atração de uma emissora de tevê da Ucrânia, evidentemente. Usando uma mesa com tampo de vidro, iluminada por baixo, uma desenhista cria, ao vivo, uma série de desenhos na areia usando apenas os dedos. Com uma habilidade inacreditável, ela vai criando imagens que seguem o roteiro do fundo musical. Ternura, guerra, natureza, tudo vai surgindo de repente! Criatividade total. Confira!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews