Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

27 de fevereiro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEÇA A EMITIR CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO PARA ALUNOS QUE PRESTARAM O ENEM 2009

A Secretaria de Educação (SE), através da Gerência de Avaliação e Monitoramento, está emitindo o Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os estudantes que prestaram o Enem 2009. A medida atende a Portaria Normativa do MEC n° 4, publicada em 11 de fevereiro, que estabelece critérios para certificação e determina que as secretarias municipais e estaduais emitam o documento. Para solicitar a certificação o interessado deve se inscrever até o dia 31 de março, através do site do Inep (www.inep.gov.br).

De acordo com a portaria, o estudante precisa ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem, dia 5 de dezembro, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. O participante deve utilizar o número de inscrição e senha usados no Enem 2009 e preencher um formulário. Os interessados em declaração de proficiência em uma ou mais das matérias avaliadas pelo Exame devem preencher o mesmo formulário.

O certificado atesta a participação no exame, a proficiência nas quatro áreas de conhecimento e na redação e pode ser utilizado para ingressar nas Universidades ou Faculdades onde o estudante foi classificado. Segundo a gerente de Avaliação e Monitoramento (GAM) da Secretaria de Educação de Pernambuco, Epifânia Valença, ‘depois de efetuar a solicitação no site do Inep, o candidato deve comparecer à GAM para receber a declaração e posteriormente o certificado’, informou ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEDUC

25 de fevereiro de 2010

VEJA E REFLITA

Clique na imagem para aumentar

19 de fevereiro de 2010

O QUE É UMA ESCOLA PÚBLICA ?

Publicado em 08.02.2010 no Jc Online

Professores denunciam problemas na Escola do Recife

Passada a euforia da saída do listão, uma pergunta ronda as cabeças de muitos estudantes e pais: O que tem de especial a Escola do Recife? Entre disputas de colégios particulares para conseguir o lugar de destaque no Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a instituição pública, pouco conhecida, arrebatou logo três (primeiro, segundo e décimo). Apesar dos louros, professores revelam sérios problemas que a escola enfrenta.

Professora de língua portuguesa e de literatura há quase 10 anos, Josete Targino confere a conquista da escola à "união da equipe que investe nos conhecimentos prévios do aluno na educação de base". Para ser selecionado na instituição, cerca de 800 candidatos disputam 30 vagas, ou seja, "o aluno tem que estar bem preparado, tem que ser um bom aluno", afirma a coordenadora Vódia Gonçalves.

A escola existe há 25 anos e, por não receber recursos do Estado, já que é mantida pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap), cobra uma mensalidade de R$ 119. A professora Josete alerta que "a escola teve grandes conquistas, mas ela poderia ser melhor se tivesse uma estrutura que atendesse às necessidades do aluno. Nós lutamos todos os dias com a pedagogia da dificuldade".

Isso porque, segundo a professora, a instituição não possui laboratório de línguas e quadra poliesportiva própria; o laboratório de informática é precário, com apenas seis computadores para atender um universo de 294 alunos do ensino fundamental e médio. Além disso, Josete reclama que os docentes da Escola do Recife não foram contemplados com os notebooks e bônus de R$ 200 na Bienal do Livro que os professores da rede estadual receberam.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) esclarece que "os benefícios foram aprovados para professores da rede estadual no âmbito da Secretaria de Educação. Quem está vinculado a outra secretaria não recebeu". A Escola do Recife é vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE) que, por sua vez, é subordinada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma). "Concordo que eles mereceriam ser incluídos nesse programa, mas é uma prerrogativa da Seduc", rebateu a assessoria de imprensa da Sectma.

De acordo com o professor de matemática Fábio Girão, "os servidores (da Escola do Recife) não são tratados como se fossem do Estado". Ele levanta um outro problemo na instituição. "A principal dificuldade passa pelo quadro de professores, já que alguns são servidores do Estado e a maioria é contratada. É um grupo heterogêneo, enquanto os contratados têm um certo regime (sem férias ou 13º), os servidores têm outro, em termos de questões salariais".

A ESCOLA - Fundada em 14 de agosto de 1984, a Escola do Recife utiliza a infra-estrutura da Fcap, localizada na Avenida Sport Club do Recife, na Madalena. A entidade oferece ensino fundamental, a partir da 5ª série, ensino médio e técnico em administração. Os alunos têm acesso à escola por meio de seleção pública. Anualmente, a escola realiza dois grandes eventos entre os alunos: a Mostra Cultural, com apresentação de seminários interdisciplinares, e a Fest Maio, festival de música, cultura e arte em que os alunos se apresentam.

BÔNUS - Por serem de escola pública, os alunos Bárbara Buril Lins (1º), Victor Alves dos Santos (2º) e Raiane Rodrigues Pereira (10º) tiveram um acréscimo de 10% em cima de suas notas no Vestibular 2010 da UFPE.

Duas perguntas do Amaury Online:

*Cobrando 119 reais de mensalidade, a "Escola do Recife" pode ser considerada uma escola pública?

*Os alunos que conquistaram os três primeiros lugares tiveram um acréscimo de 10% na nota. É justo um aluno oriundo de uma escola que cobra 119 reais de mensalidade ter uma bonificação igual a das escolas públicas gratuitas?

16 de fevereiro de 2010

LIVROS DO EDUCADOR E AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

O autor e arte-educador Adelson Murta, conhecido como Adelsin, convida os profissionais da educação a resgatarem brincadeiras criativas para crianças. Os volumes "Cuidar Bem das Crianças!", "Cuidar Bem das Águas" e "Cuidar Bem do Ambiente" estão divididos em "Conversa com as crianças" --"Convite à brincadeira" e "Como fazer"-- e "Conversa entre educadores" --"O que é importante observar!" e "O que podemos fazer!".

Em "Cuidar Bem das Crianças!", Adelsin descreve 12 brincadeiras que estimulam o educador a construir pontes entre as crianças que vivem em um século 21 repleto de estímulos. Dentre elas, o leitor lembrará de aviõezinhos de papel, bonecas de pano, pião, dentre outros divertimentos infantojuvenis.

No exemplar "Cuidar Bem das Águas", Adelsin propõe um conjunto de brincadeiras que envolvem, de alguma maneira, o elemento água. Com isso, ele insere esse elemento encantador no dia a dia da escola, convidando professores e alunos a entrarem em contato com a água sob vários pontos de vista. "Cuidar Bem do Ambiente" reúne atividades relacionadas à exploração do espaço e dos elementos que existem nele, especialmente a natureza. O autor nos ensina a valorizar detalhes pouco percebidos em um tempo de sofisticação da indústria do brinquedo, entre eles o fato de que por trás do simples ato de riscar a maré no chão existe a possibilidade de se vivenciar a relação com o espaço e com a definição de territórios próprios.

Fonte: Folha Online

14 de fevereiro de 2010

12 de fevereiro de 2010

SERIA MESMO QUERER DEMAIS!

Prof. Edvaldo Cavalcante - O que estará pensando o garoto Alcides onde quer que esteja agora? Atrevo-me a imaginar: “Seria mesmo querer demais, tendo nascido pobre na periferia do Recife (segundo as estatísticas, a cidade mais insalubre para os jovens entre 15 e 25 anos no Brasil), me formar biomédico. Numa cidade como a minha, os garotos pobres da periferia aparecem, costumeiramente, naqueles noticiários do meio-dia, que respingam sangue nos telespectadores.
Devem estar falando de mim por lá agora. Um velho lugar-comum diz que 'felicidade de pobre dura pouco'. Imagine o quanto dura a felicidade do pobre miserável. Dura menos ainda. Estava me sentindo um herói, afinal, peitei a miséria e ignorei as estatísticas. Mas não queria ser mártir. Agora, depois da tragédia, muitos falam que eu deveria ter saído do lugar onde nasci. Sair para onde? Em que lugar do Recife pode-se viver com tranquilidade? Em que bairro eu poderia me sentir feliz e seguro? Bem sei que se lembrarão do meu nome por uns dias, desejarão a morte dos que me mataram por semanas e se esquecerão de mim em breve. Virarei mais um nas estatísticas”
Alcides Nascimento Lins, 22 anos, garoto pobre da periferia do Recife, filho de uma catadora de lixo, aprovado em primeiro lugar entre os estudantes de escolas públicas que prestaram vestibular na UFPE, seria diplomado biomédico no mês de setembro desse ano. Foi brutalmente assassinado, em casa, diante da mãe e de duas irmãs. Era madrugada, Alcides estava estudando quando foi morto. Seria mesmo querer demais!

5 de fevereiro de 2010

REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO CRIA PROJETO PILOTO E PROMOVE MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO


Para mais de 3 mil estudantes do 1º ano do ensino médio da rede estadual de ensino o ano letivo de 2010 vai ser diferente. Além de uma carga horária ampliada, esses estudantes vão vivenciar nas salas de aula atividades que unem teoria e prática, que integram conhecimentos de várias disciplinas e estimulam o protagonismo juvenil. É que o Governo do Estado, através da secretaria de Educação (SE), está implantando na rede estadual o Programa Ensino Médio Inovador. Uma iniciativa do Governo Federal / Ministério da Educação (MEC), que no âmbito nacional gerou um investimento de 22 milhões de reais. Pernambuco participa com 17 unidades escolares, uma por cada gerência regional de ensino (GRE). (Confira a lista com as 17 escolas no final da matéria)

Em parceria com as secretarias estaduais de educação, o Programa tem como principal meta a construção de um currículo diferenciado para as turmas de 1º ao 3º ano com base na interdisciplinaridade. Segundo a gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Médio, Cantaluce Lima, a iniciativa vem fortalecer algo que já vem acontecendo na educação pernambucana. “A elaboração de um currículo integrador das disciplinas é uma das preocupações do professor do ensino médio, pois já faz parte da nossa política de Estado para a educação”, afirma.

De acordo com a coordenadora do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Maria Eveline Pinheiro, “o caráter inovador do Programa está nas propostas que serão elaboradas pelas unidades e as soluções diferenciadas que encontrarão para adaptar as diretrizes propostas a realidade da escola”.

Até o momento, 19 estados já aderiram ao Ensino Médio Inovador, somando um total de 350 escolas em todo o Brasil. A intenção é ampliar a adesão dos estados e aumentar o número de escolas nos já participantes.

Em Pernambuco, as 17 escolas que aderiram ao Programa estão em fase de elaboração de seus planos de trabalho que devem incluir atividades pedagógicas interdisciplinares e contínuas de iniciação científica, de incentivo a leitura e de valorização artístico cultural. Tudo com o intuito de promover o autodidatismo e a autonomia do estudante no processo de aprendizagem.

Ao governo federal / MEC cabe dar apoio técnico e financeiro às propostas curriculares inovadoras das escolas de ensino médio não profissional. O papel da SE é viabilizar e coordenar os trabalhos no estado. O financiamento é feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vai acontecer através de convênio com a SE e do envio de verba diretamente às escolas.

O montante para o ano letivo de 2010 destinado às unidades de ensino já foi repassado. As escolas com mais de 700 estudantes receberam uma verba anual de 70 mil reais. As que têm uma quantidade de estudantes inferior a esse número foram beneficiadas com 50 mil reais por ano.

As 17 escolas pernambucanas que participam do programa são: Monsenhor Landelino Barreto Lins (Paudalho); Tamandaré Ensino Fundamental e Médio (Tamandaré); Ana Faustino (Surubim); Dom João da Mata Amaral (Garanhuns); Jatobá do Ensino Fundamental e Médio (Petrolândia); Pacífico Rodrigues da Luz (Petrolina); Monsenhor José kerler (em Arcoverde); Cornélio Soares Ensino Fundamental e Médio (Serra Talhada); Professor Manoel Joaquim Leite (Salgueiro); Padre Zacarias Tavares (Caruaru); Professor Manoel Edmundo, (Lagoa dos Gatos); Professor Manoel Bonifácio Costa, (Araripina) e Senador João Cleofas de Oliveira (Vitória).

Da região metropolitana: Professor Estevão Pinto (Paulista); José Vilela(Recife); Professora Helena Pugó, (Recife) e Ministro Jarbas Passarinho(Camaragibe). 
Fonte: Seduc Pe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews