Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

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27 de junho de 2010

CADÊ O ECUMENISMO?

Prof. Edvaldo Cavalcante - Topei, por acaso, com um post do Yahoo que informava sobre os resultados (absolutamente previsíveis, para mim) de uma pesquisa da antropóloga Débora Diniz, da UNB, mostrando o caráter preconceituoso do ensino religioso no Brasil. De cara, antes de entrar no mérito da questão, vale lembrar que ensinar religião em instituições públicas, segundo a Constituição Brasileira, é inconcebível já que a Carta Magna sugere que o Estado deva ser laico. Mas isso é outra história.

Dois pontos explicitados na pesquisa conheço por experiência própria. Uma das escolas em que leciono ostenta, na sala dos professores, uma imagem religiosa. Um espaço público, como indica o adjetivo, deve servir e se adequar a todos. Fazer referência a uma religião apenas, é preconceito. O outro ponto é a questão do ateísmo. Na pesquisa, Débora Diniz verificou que os ateus são, constantemente, associados a pessoas violentas, com desvio de caráter e até nazistas. O mais grave é que a base da pesquisa foram os títulos utilizados nas escolas públicas federais. Ou seja, o preconceito está quase institucionalizado. Exatamente por isso, qualquer manifestação religiosa de origem não-cristã é tida como folclore ou tradição, na acepção mais pejorativa que esses termos carregam. Assim, como nos tempos mais remotos, essas “verdades” veiculadas por instituições públicas transformam qualquer coisa ou pessoa diferente, do que eles julgam normais, em aberrações.

Muitos desses cristãos só professam esse credo porque receberam (de forma impositiva) do colonizador português essa “verdade” que domina as escolas. Com certeza se o Brasil tivesse sido colonizado por um país muçulmano eles estariam defendendo agora o uso da burca e a obrigatoriedade da barba de eremita. Se querem contrariar a Constituição ensinando religião nas escolas, ao menos o façam com base no ecumenismo.

Além da Constituição,a forma como ensinam religião fere a LDB, que prevê no seu Art. 33º:

O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários

normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os

cofres públicos, de acordo com as preferências manifestadas pelos alunos ou por seus

responsáveis, em caráter:

I - confessional, de acordo com a opção religiosa do aluno ou do seu responsável,

ministrado por professores ou orientadores religiosos preparados e credenciados pelas

respectivas igrejas ou entidades religiosas; ou

II - interconfessional, resultante de acordo entre as diversas entidades religiosas, que se

responsabilizarão pela elaboração do respectivo programa”.

Traduzindo: o professor (ou quem quer que seja) que ministre aulas de religião, não pode receber por esse trabalho, já que a lei é categórica quando acentua que o ensino religioso deve ser oferecido “sem ônus para os cofres públicos”. Quem trabalha no ensino público sabe que é praxe professores da área de humanas completarem sua carga horária dando “aulas” de religião. Enquanto cada um impõe o seu credo como sendo a melhor religião para todos, o ecumenismo e o bom senso são jogados na lata do lixo.

10 de junho de 2010

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2010 COMEÇAM DIA 21 DE JUNHO

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 será de 21 de junho a 9 de julho, exclusivamente pela internet. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto. Ele confirmou que as provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre inglês e espanhol. No primeiro dia do Enem (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30.

MURAL: O Enem continua com 180 questões de múltipla escolha e uma redação e o tempo para fazer a prova permanece o mesmo. Você acha que o MEC deveria rever essas questões? Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes. Os detalhes serão publicados em uma portaria na próxima semana. EM PERNAMBUCO - As universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf) adotaram o Enem como fase única. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irá usar o exame apenas na primeira fase. A UPE não adotou o Enem.

Fonte: Agência Brasil (Via JC Online)

7 de junho de 2010

BREVE REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE SEM ESCOLAS PROPOSTA POR IVAN ILICH

*Para saber mais sobre Ivan Ilich e sua obra, clique aqui e aqui.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O MÓDULO MÚSICA DO CURSO DE CULTURA CONTEPORÂNEA DA FUNDAJ

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco abre inscrições para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Música, com o professor Paulo de Tarso Salles da Universidade de São Paulo.O módulo , a ser realizado de 08 a 11 de junho de 2010, integra as ações do Programa Estudos da Cultura e tem como objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter introdutório e formativo e, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas diversas linguagens.Composto por cinco módulos : cinema, música, literatura, artes plásticas e dança; a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender as suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos.Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, usando uma linguagem clara e acessível.

MÚSICA: MUSICALIDADES PÓS-MODERNAS

PROF. PAULO DE TARSO SALLES

A música contemporânea mostra um amplo espectro de referências que vão da cultura pop, passam pelo folclore e chegam à música erudita. O desenvolvimento tecnológico influenciou fortemente todos esses aspectos étnicos e culturais e, alterou significativamente a nossa escuta musical em relação ao século 19. Os meios que a música comumente emprega, sua sintaxe e mesmo as tentativas dos compositores em explicar os processos envolvidos em sua criação talvez sejam demasiado distantes da prática cotidiana da música de mercado que ouvimos nos meios de comunicação. Este curso pretende esboçar um panorama que vai desde a virada para o século 20, passa pelo cenário do Pós-Guerra e chega ao século 21. Espera-se que ao final os aspectos prazerosos da música contemporânea sejam apreciados, superando a noção de que a arte sonora possa ou deva meramente oferecer entretenimento.

PROGRAMA:

· A virada para o Século 20: Modernismos.

· Neoclassicismo: restauração e revolta.

· Vanguardas: apogeu e declínio. Música na pós-modernidade.

· Contemporaneidades brasileiras.

PROFESSOR:

PAULO DE TARSO SALLES é paulista, compositor, violonista e pesquisador. Doutor em Música pela UNICAMP(2005) com Mestrado em Artes pela UNESP(2002) e graduação pela Universidade de São Judas (1987). Na década de 90 dedicou-se á música popular, realizando várias gravações e, os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro(1996). Desde 1999, escreve obras musicais diversas que são executadas em concertos, congressos e festivais de música contemporânea. Leciona disciplinas teóricas no Departamento de Música da ECA/USP; desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio da FAPESP e, coordena o PAM (Laboratório de Percepção e Análise Musical). Além de ter vários artigos publicados em revistas acadêmicas e congressos de Musicologia, é autor dos livros: “Aberturas e impasses : o pós-modernismo na música” (UNESP, 2005) e “Villa – Lobos: processos composicionais” (UNICAMP, 2009).

PÚBLICO-ALVO: aberto a todos os interessados

INFORMAÇÕES:

Inscrições: de 27 de maio a 04 de junho de 2010

Serão disponibilizadas 150 vagas.

Ficha de inscrição em PDF

Ficha de inscrição em Word

Baixe uma das fichas de inscrição e envie preenchida para o e-mail cadif@fundaj.gov.br

Período do curso: 08 a 11 de junho de 2010

Horário: das 18h30 às 22h.

Local: Fundação Joaquim Nabuco/Derby

Rua Henrique Dias, 609 – Derby/Recife-Pe

Sala Aloísio Magalhães – 1º andar

Mais informações: Coordenação de Capacitação e Difusão

Científico-Cultural (CADIF): (81) 3073-6753 / 3073-6659

5 de junho de 2010

EX-ALUNOS FALAM SOBRE O PRAZER DE TER ESTUDADO NO AMAURY DE MEDEIROS

Depoimentos de ex-alunos da Escola Amaury de Medeiros extraídos de uma das muitas comunidades do Orkut dedicadas à nossa escola. Os depoimentos abaixo foram reproduzidos na íntegra, sem edição:

Clique nas imagens para ampliar
Clique aqui e acesse a comunidade Escola Amaury de Medeiros

3 de junho de 2010

LÚCIA BELTRÃO, PROFESSORA DO AMAURY DE MEDEIROS, É CITADA COMO EXEMPLO DE DEDICAÇÃO NO CADERNO DE EDUCAÇÃO DO JC ONLINE

Clique na imagem para ampliar

Educação É Básico”, é o título de caderno especial do site “JC Online”, vinculado ao “Sistema Jornal do Comércio”. Inteiramente dedicado a investigar os problemas da educação em Pernambuco, o site, que é dividido em quatro esferas de abordagem - sociedade, família, professor e programas - traz matérias especiais, programas voltados para o desenvolvimento da educação , depoimentos de profissionais ligados a área, aborda os problemas da educação em Pernambuco a partir dessas quatro esferas. No link dedicado ao professor, a profissional que aparece em destaque é a nossa querida professora Lúcia Beltrão, a mais antiga educadora da Escola Amaury de Medeiros. Subvertendo as regras do tempo, Lúcia conserva seu espírito jovial e atuante. Abaixo, o link de acesso ao site. Parabéns Lúcia!

Clique aqui e acesse a matéria completa.

1 de junho de 2010

ARISTÓTELES - SÍNTESE DA VIDA E OBRA

O vídeo mostra uma síntese da vida e obra de um dos maiores pensadores de todos os tempos: Aristóteles, disciplo de Platão e professor de Alexandre o Grande.

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