Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

24 de maio de 2011

Bob Dylan 70 anos

Bob Dylan, com uma carreira tão produtiva e polêmica como reservada perante a imprensa, completa 70 anos nesta terça-feira (24) considerado por muitos como um autêntico gênio revolucionário.

Batizado como Robert Allen Zimmerman, o artista é um símbolo da contracultura americana desde o início da década de 1960, quando seu repertório como cantor encontrou espaço nas reivindicações de uma sociedade que fervia pela Guerra do Vietnã enquanto se unia na luta pelos direitos civis.

"Não sou um salvador ou um profeta", declarou em 2004 em sua primeira entrevista televisiva em quase 20 anos. "Minhas canções não são sermões e não considero que haja nada nelas que diga que sou um porta-voz de algo ou de alguém", argumentou, ao tentar diminuir o valor de suas composições míticas como as incendiárias e comprometidas "Like a Rolling Stone", "Blowin' In The Wind" e "The Times They Are A-Changin".

Na sua opinião, tais canções só tentavam modelar a realidade que via passar perante seus olhos como bom artista folk, cujas letras continuam vigentes e passam de geração em geração.

É um dos músicos mais influentes da história, capaz de usar as letras para expiar seus próprios pecados e transformá-los em prosa, seja pela veia pop, rock, country ou folk, enquanto deixa escapar seus lamentos por essa garganta que pode parecer rouca por alguns momentos, mas sempre amaciada por sua inseparável gaita.


Retirado de UOL Música


Curta uma músca:




Esta é tão antológica, que foi regravada por todo mundo




Esta, teve um apelo humanístico e social, por defender a inocência 
de Rubin "Hurricane" Carter (veja o filme Hurricane)


Postado por Tia Jana

22 de maio de 2011

ABERTURA DA III COPA DE BANDAS E FANFARRAS NA UFPE E PREMIAÇÃO DA EQUIPE DE FUTSAL DO AMAURY DE MEDEIROS



Foi aberta na segunda-feira (16),a terceira edição da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. A solenidade aconteceu no teatro da Universidade Federal de Pernambuco e contou com a presença do secretário de Educação, Anderson Gomes, do coordenador de Comunicação Social da Rede Globo Nordeste, Ronan Drummond e do presidente da associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuconfare, Waldenilson Cunha. Na cerimônia Também foi entregue troféu e medalhas para alunos da Escola de Referência Amaury de Medeiros, vencedores do 5º Torneio de Futsal da Abanfare.

O coordenador de comunicação Social da Rede Globo Nordeste, Ronan Drummond, ressaltou a importância de dar notoriedade e apoio ao avento: “Esses movimentos têm dois grandes motivos para darmos importância a eles: primeiro porque é promovendor da inclusão social dessas crianças e segundo, e mais significativo, é o fato dele estimular o empreendedorismo para geração de renda e emprego na área da música, uma vez que temos um estado altamente musical, com seus carnavais, festas juninas e outras manifestações culturais”.

Segundo o coordenador geral do evento e presidente da Associação de Bandas e Fanfarras(Abanfare), Waldenilson Cunha, esse ano a novidade será a homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. Cada Banda deverá apresentar uma composição do mestre do baião. A primeira etapa classificatória acontece nos dias 21 e 22 de maio (Sábado e Domingo), no Ginásio de Esportes da Secretaria de Educação (SE), na Várzea. Dessa etapa regional participarão 47 corporações de Recife e Região Metropolitana.

A semifinalcontecerá no ginásio de Esportes de do Geraldão, na Imbiribeira e a final da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras será realizada no Ginásio de Esportes da Secretaria de Educação. A semifinal acontecerá nos dias 19,20 e 21 de agosto e a final nos dias 29 e 30 de Outubro. A final terá a participação de 35 corporações divididas nas sete categorias como fanfarra simples, fanfarra com um pisto, banda marcial juvenil (até 18 anos ), banda marcial juvenil ( até 22 anos ), banda marcial master, banda musical, estilo marching band. cada categoria devera ter, no minimo, quatro participantes.

Durante a apresentação serão avaliados dois aspectos: o técnico musical, que é composto por afinação, harmonia, ritmo e melodia; e o técnico de apresentação composto por alinhamento, marcha uniformidade e garbo. Além da corporação como um todo, também serão avaliados a linha de frente, o mor ou comandante e a baliza, que este ano contará também com a presença masculina, cujas notas serão somadas a da apresentação. Durante cada etapa os vencedores e participantes receberão troféus e medalhas. já na etapa final os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados com R$ 2 mil para (primeiro colocado), R$1.5 mil (segundo colocado) e 1 mil ( terceiro colocado).

Fonte: Jornal Amaury de Medeiros

20 de maio de 2011

18 de maio de 2011

16 de maio de 2011

Aula-espetáculo de Antonio Nóbrega

O erudito e o popular, o feminino e o masculino, o conceito e a emoção caminham juntos em Mátria: Uma Outra Linha de Tempo Cultural, aula-espetáculo do músico e dançarino Antonio Nóbrega. O evento faz parte do Rumos Educação, Cultura e Arte e será apresentado em várias cidades do país, como parte de divulgação do novo edital do programa.

No dia 3 de maio, a parada é o Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, Santa Catarina, às 20h. Nóbrega traz, por um lado, considerações sobre duas linhas culturais: a brasileira de extração popular e a europeia; por outro, apresenta peças do samba, da tradição oral e da música clássica. Um dos focos do artista é o equilíbrio entre o que seria o tipo de pensamento masculino - o discurso, o conceito - e o que seria o feminino - a sensibilidade, a emoção.

Segundo o artista, "o sistema em que vivemos é de tessitura masculina, daí a necessidade de levarmos em conta outra linha de tempo cultural, onde valores femininos são mais operantes - para incorporar o melhor das duas tradições".

Caravana Rumos Educação, Cultura e Arte

Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega

Classificação indicativa: 16 anos

entrada franca

quinta 19 de maio, 20h

Teatro Apolo (282 lugares)

Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife - Recife - Pernambuco

ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

9 de maio de 2011

Governo vai conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (9) que o governo pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. Segundo ela, cerca de 5 mil brasileiros estudam atualmente em países como Alemanha, França e Estados Unidos. “É um desafio grande, mas podemos alcançá-lo”, disse. Em seu programa semanal Café com a Presidenta, Dilma avaliou que, com as bolsas de estudo no exterior e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o país dará um “grande salto” no desenvolvimento.

Temos que lembrar que o Brasil precisa de mão de obra qualificada para prosseguir nesse novo ciclo do seu desenvolvimento”, afirmou. De acordo com a presidenta, o governo conclui este ano 81 novas escolas técnicas e entrega mais 200 até 2014, totalizando 555 unidades em todo o país. Os cursos disponíveis, segundo ela, incluem áreas como hotelaria, culinária e informática. Dilma destacou ainda que o chamado Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop) terá sua estrutura ampliada por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Da Agência Brasil
Via: Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Postado por: Ed Cavalcante 

6 de maio de 2011

STF reconhece união homossexual como entidade familiar

..O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, como união estável ou entidade familiar a união homoafetiva. "O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie.

Pela decisão do Supremo, os homossexuais passam a ter reconhecido o direito de receber pensão alimentícia, ter acesso à herança de seu companheiro em caso de morte, podem ser incluídos como dependentes nos planos de saúde, poderão adotar filhos e registrá-los em seus nomes, dentre outros direitos.


As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrente da união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado.


Facilidade


A decisão do STF deve simplificar a extensão desses direitos. Por ser uma decisão em duas ações diretas de inconstitucionalidade - uma de autoria do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e outra pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat -, o entendimento do STF deve ser seguido por todos os tribunais do país.


Os casais homossexuais estarão submetidos às mesmas obrigações e cautelas impostas para os casais heterossexuais. Por exemplo: para ter direito à pensão por morte, terá de comprovar que mantinha com o companheiro que morreu uma união em regime estável.


Pela legislação atual e por decisões de alguns tribunais, as uniões de pessoas de mesmo sexo eram tratadas como uma sociedade de fato, como se fosse um negócio. Assim, em caso de separação, não havia direito a pensão, por exemplo. E a partilha de bens era feita medindo-se o esforço de cada um para a formação do patrimônio adquirido.
...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews