Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

30 de abril de 2009

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA

Prof. Edvaldo Cavalcante

Nos dias 28 e 29 de Abril, a Secretaria de Educação de Pernambuco, através da Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio, promoveu mais um encontro visando à formação continuada de professores. Nessa edição, a disciplina contemplada foi a “Filosofia”. Participei desses dois dias de debates e palestras e voltei bastante satisfeito. Primeiro pelo local escolhido, um hotel agradabilíssimo em Gravatá. Segundo, pelo alto níve dos debates. As palestras transcorreram como se fossem uma conversa informal com os professores. Esse, no meu modo de ver, foi o diferencial. No dia 28 tivemos a ótima contribuição do professor Antônio Apolinário cuja palestra desencadeou ótimas discussões com destaques para a influência da religião na escola. Lembro que esse não foi um tema proposto, mas o andamento da conversa entre o palestrante e os professores convergiu para essa vertente e os debates foram bem interessantes.

No dia 29 tivemos uma palestra, digo, uma conversa com o professor Antônio Joaquim Severino. Autor do livro Filosofia, adotado pela Rede Estadual, ele nos apresentou mais uma importante publicação: “Guia do Professor”. Esse manual, que é uma espécie de complemento do livro “Filosofia”, apresenta, entre outras coisas, várias estratégias para o ensino de filosofia e várias dicas de como estruturar a aula. Todos os professores que participaram do encontro receberam um exemplar do guia.

A conversa entre o autor e os professores trouxe um olhar filosófico para temas recorrentes na sala de aula e no dia a dia. De forma clara e direta, alguns conceitos ligados à filosofia foram esmiuçados nesse encontro.

Acho muito válido esse tipo de iniciativa da Secretaria de Educação e acredito que a grande maioria dos que participaram dos dois dias de encontro levou consigo uma nova estratégia para desenvolver em sala de aula, ou, no mínimo, foi instigado a buscar novos caminhos.

*Clique AQUI para saber mais sobre o professor Antônio Joaquim Severino

*Clique AQUI para saber mais sobre o professor Antônio Apolinário

Confira abaixo, o vídeo com o trecho da palestra do Prof. Antônio Joaquim Severino

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews