30 de setembro de 2008
ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO TEM ARTIGO PUBLICADO NO THE TIMES
26 de setembro de 2008
PHUN BETA 4.13: APRENDA FÍSICA BRINCANDO
25 de setembro de 2008
CONCURSO DE BANDAS E FANFARRAS
21 de setembro de 2008
19 de setembro de 2008
ENTREVISTA COM A PROFESSORA CATARINA VILAR
O Blog Amaury Online inicia hoje uma série de entrevistas com professores da escola Amaury de Medeiros. Escolhemos para a estréia a professora Catarina Vilar, um dos esteios dessa instituição. Lecionando na escola há mais de trinta anos, essa professora é uma verdadeira lenda. Ao longo da carreira, Catarina coleciona muitas glórias e polêmicas. Por ser uma profissional exigente é incompreendida por alguns, amada por muitos e respeitada por todos. A personalidade forte e o espírito contestador são as principais marcas dessa paraibana de Taperoá.
Por: Edvaldo Cavalcante
AMAURY ONLINE: No prólogo da entrevista eu falo que a senhora tem mais de 30 anos de docência. Gostaria de saber em que ano a senhora se formou, por que decidiu ser professora e por que veio morar no Recife.
CATARINA- Eu me formei em 1963 na Faculdade de Filosofia de Campina Grande. Nesse tempo nós tínhamos poucas opções de cursos, mas eu acho que acertei na profissão porque gosto do que faço. Tanto que faz mais de 30 anos que eu estou nessa profissão e não me arrependo de jeito nenhum. Vou continuar enquanto puder. Eu vim pro Recife porque meu marido trabalhava aqui aí eu tive que vir pra cá.
AMAURY ONLINE - Durante todos esses anos de profissão, qual o melhor momento da escola pública e qual o pior?
CATARINA – O pior momento é o que estamos passando agora, sem dúvida. O melhor? Quando eu entrei ainda tínhamos bons momentos. Nós éramos respeitados, tínhamos condições de dar aula, não existia tanta violência na escola. Hoje tem tudo isso.
AMAURY ONLINE - Que conselho a senhora daria para os jovens de hoje que sonham em ser professor?
CATARINA - Só faça isso se tiver vocação. Não vá pra ganhar dinheiro ou só para arranjar um trabalho. Dinheiro você não ganha. Só entre se tiver vocação porque aí você enfrenta todos os problemas como eu enfrentei até hoje!
AMAURY ONLINE - Nos últimos quatro anos, o governo do estado patrocinou para os professores, cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. A disciplina de inglês não foi incluída. Qual a sua opinião sobre isso?
CATARINA- Não sei te dizer. Acho que o governo não pensa num todo. Na escola particular os alunos têm mais condições de desenvolver porque fazem curso de inglês particular...
AMAURY ONLINE - Existe uma tendência clara para a introdução do espanhol. A senhora acha que isso pode ter influenciado na exclusão da disciplina de inglês?
CATARINA – Eu acho que não, não!
AMAURY ONLINE - Uma das principais queixas dos professores ,hoje em dia ,é a falta de interesse dos alunos. Na sua opinião, por que os jovens não encaram mais a escola com seriedade?
CATARINA - (Catarina faz uma pausa, fica pensativa e sentencia) O problema básico está na família. Eles chegam na escola achando que estão fazendo um favor aos pais, fazendo favor ao professor. Falta base para acompanhar as aulas. A única meta é passar de ano sem nenhum objetivo.
AMAURY ONLINE - Por ser muito exigente a senhora quase sempre é vista como “chata”. Apesar disso, em algumas comunidades do Orkut, o seu nome é o mais lembrado como professora preferida. Explique esse paradoxo.
CATARINA - Eu digo sempre pra eles que esse título é o que mais me honra aqui no Amaury. Porque quando ele diz: “a chata” eu entendo que é aquela que está cumprindo com sua obrigação. Agora, eles falam isso, mas depois reconhecem. Quando passa a fase da adolescência eles reconhecem que eu faço isso para o bem deles.
AMAURY ONLINE - Um dos momentos mais difíceis da vida da senhora, todos nós sabemos, foi a perda do seu filho. Como se supera uma dor dessas?
CATARINA- Deus é que sabe, mas eu acho que o meu trabalho me ajudou muito. Se eu tivesse ficado em casa, pensando nisso ,eu acho que já teria morrido. Deus mostra um caminho e a gente tem que seguir.
AMAURY ONLINE - Qual a sua experiência em escola particular?
CATARINA- Faz tempo. Na Paraíba eu ensinei no Alfredo Dantas, aqui eu lecionei um tempo no Santa Bárbara. A diferença é que na escola pública temos que lidar com problemas sociais sérios. Mas, muitas vezes, tem escolas particulares em que a situação é muito pior.
Bate bola
* Catarina Vilar por Catarina Vilar: Sei lá.. rsss Indefinível
*Catarina fica feliz quando: Minha família está feliz
*Catarina fica triste quando: tem alguém infeliz na minha família
*Escritor favorito: Não tenho preferência pelo escritor e sim pela literatura
*Livro de cabeceira: Não tenho!
*Na tv gosta de ver: O que prestar! rssss
*Na tv não vê de jeito nenhum: “Lucianta Jumenta” (Luciana Gimenes) rssssssssss
*Filme preferido: ???????????????
*Ator e atriz preferidos: Tony Ramos e Glória Menezes
*Prato preferido: Qualquer um que eu não tenha feito! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Ouvidoria agradece o seu contato e tem a informar que recebeu a seguinte resposta do setor responsável pela análise da sua manifestação ( SEDE-SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ):
As propostas de Cursos a serem ofertados , passa por um critério de seleção, onde, tal disciplina não teve a pontuação, para que fosse disponibilizada.
Caso a resposta enviada não lhe seja satisfatória favor procurar esta Ouvidoria fazendo referência ao nº do seu protocolo 200812984 .
16 de setembro de 2008
VOCÊ SABE O QUE SÃO AS PEGADAS DE CARBONO?
As chamadas “pegadas de carbono” são uma metodologia criada para aferir a quantidade de CO² (Dióxido de Carbono) que um ser humano emite por ano. Todo mundo já ouviu falar no efeito estufa mas, estranhamente, a maioria das pessoas enxerga o assunto como se ela própria não fizesse parte desse grave problema. A função primária do cálculo das pegadas de carbono é alertar as pessoas para que elas reduzam ao máximo a emissão do CO². Você pode calcular a sua pegada de carbono clicando AQUI.
COMO DIMINUIR AS MINHAS PEGADAS DE CARBONO
DENTRO DE CASA
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, pois gastam menos energia elétrica e duram mais;
- Opte por fontes de energia renovável em casa como aquecedores solares e painéis de energia solar para geração de energia elétrica;
- Compre sempre eletrodomésticos e eletrônicos que possuam baixo consumo de energia;
- Aproveite bem a luz do sol para iluminar a casa e para secar as suas roupas;
- Faça compostagem do lixo sempre que possível, pois além dar um fim para o lixo orgânico você também poderá cultivar uma bela horta no quintal de casa.
FORA DE CASA
- Compre veículos que possuam tecnologia flex, pois se tem a opção de abastecer com etanol;
- Use sempre que possível a bicicleta como seu principal meio de transporte, pois além de não poluir você acaba praticando uma atividade física;
- Use mais o transporte coletivo de sua cidade e ajude a diminuir a poluição e,conseqüentemente, o número de veículos nas ruas;
- Use e abuse das caronas solidárias pois, além de uma boa conversa, você estará contribuindo com meio ambiente e com o trânsito da cidade;
- Faça regulagens periódicas em seu veículo e certifique-se de que ele não esteja poluindo em excesso.
Faça sua parte, contribua para que o planeta torne-se mais habitável. Sei, muitos se escondem atrás do discurso: “os principais poluidores são os países desenvolvidos, etc., etc., etc.,” e acabam não fazendo a sua parte.
13 de setembro de 2008
12 de setembro de 2008
ESCOLA DE PERNAMBUCO VENCE O PRÊMIO EDUCADORES INOVADORES DA MICROSOFT