Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

24 de junho de 2011

Quais são as notícias que podem ser temas de questões da prova do Enem 2011 ? Professores respondem


RIO - Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. Segundo a professora de língua portuguesa do Liceu Franco-Brasileiro Teresa Cruz, o Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!

CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.

Fonte: Por Leonardo Cazes (leonardo.cazes@oglobo.com.br) | Agência O Globo – qui, 23 de jun de 2011 Via Yahoo Notícias

22 de junho de 2011

172 anos do nascimento de Machado de Assis

Há 172 anos, num dia 21 de junho, nascia Machado de Assis, escritor brasileiro que, mesmo sendo pouco lido e por muitos secretamente considerado chato, parece ser uma unanimidade acadêmica. Não conheço estudioso da literatura que o ignore ou que dele fale mal. É uma instituição, uma entidade. Se tivesse escrito nas línguas-padrão inglês ou francês, seria badalado, reconhecido como um criador absoluto. Não teve rivais no português. Nem Eça, com toda a sua voluptuosidade linguística, foi páreo. Os franceses Balzac, Flaubert e Maupassant, assim como os russos Tolstoi e Dostoievski, tudo bem, são superiores, mas Machado foi um narrador brilhante. E falo isso com a tranquilidade do antibairrismo.
Ficheiro:Machado-450.jpg
Louvar Machado e sua literatura é clichê. Já escrevi sobre isso, e questionei quem ainda o lê. Não é sobre isso que quero falar, e sim sobre algo que venho discutindo com colegas e estudiosos – inclusive do próprio autor, gente que tem muito mais conhecimento que eu. A pergunta que formulo é: seria Machado de Assis leitura adequada a jovens leitores ou uma leitura prévia de alguns bons autores seria a necessária ante-sala para a difícil narrativa machadiana? Parto do princípio de que o próprio Machado de Assis é quem leva desvantagem ao ser – metonimicamente falando – imposto a adolescentes de 16, 17 anos como leitura obrigatória. Corre o risco, quase sempre confirmado, de ser mal compreendido e, daí, ser considerado mau escritor – ou chato, entediante etc.

Por outro lado, como sonegar ao aluno a importância de sua fundamental literatura? Ao mesmo tempo, como abordar, com um adolescente cuja densidade informativa não é das mais sólidas, a profunda – e muitas vezes travestida de cínico elogio - crítica à classe dirigente que, de fato, era tão provinciana quanto aqueles a quem ela achincalhava? Como comprovar ao leitor pouco acostumado à narrativa de Machado, que, ao conceber mulheres sensuais, voluntariosas e dúbias como Capitu, Sofia, Virgínia, Flora e Marcela, no fundo ele contrariava intecionalmente seu passado romântico e nos apresentava a mulher moderna? Aliás, até que ponto se pode discutir com alunos a modernidade – e não a atualidade – de Machado de Assis?

Sempre que me deparo com essas questões, penso que exigir do aluno de Ensino Médio, por exemplo, que ele leia os difíceis romances machadianos, a verdadeira injustiça é direcionada ao autor carioca – e não ao estudante. Claro que um professor competente, e que tenha lido as obras de Machado de forma criteriosa, pode despertar no aluno o interesse por suas histórias tão ricas e tão esclarecedoras. Isso talvez funcione como consolo, e como estímulo a que nós, professores, continuemos a triste e quase insana (mas necessária) batalha de apresentar Machado de Assis a quem, por falta de oportunidade ou desleixo, ainda não o conhece. E, desse modo, poder comemorar seus 172 anos de vida.

20 de junho de 2011

Sobre educação

 Olá Crianças!
Hoje me deparei com este texto de um profeta místico indiano, o famoso Sathya Sai Baba. Vale a pena ler, refletir e ver que papel todos temos na cosntrução comum da sociedade.
TRECHO:
Para que serve uma escola? Para tornar o homem humano.

O homem tem em si certos atributos específicos que devem ser desenvolvidos e cultivados, para que ele possa erguer-se a sua plena estatura. Se isto for ignorado ou deixado de lado, o homem existirá apenas no plano animal.

Apenas a disciplina pode fazê-lo crescer e tomar posse de sua herança. O animal pode ser transformado através do treinamento, e passar a se comportar como o homem.

O professor tem a função mais importante na escola. Tijolos e cimento não tornam uma escola eficiente e útil. Nem são os livros da biblioteca ou os instrumentos do laboratório tão essenciais. O professor constrói a escola ou a danifica. Ele é a soma de todos os livros que vocês necessitam; ele é o mais desejável dos instrumentos. Moldando as maneiras, comportamentos e atitudes e até assumindo as conseqüências dos erros de seus pupilos. Logo, ele tem uma grande responsabilidade.

O professor se dedica a uma grande prática espiritual quando escolhe sua profissão. Ele tem que ser aquilo que ele ensina seus alunos a serem. As ainda tenras mentes em sala de aula são facilmente moldadas pelo seu exemplo. Quando um professor fala contra o cigarro, ele mesmo deve parar de fumar. Se ele insiste na pontualidade, deve chegar a escola sem atraso. Ele está sob rigorosa investigação o tempo todo. Qualquer delito por ele cometido, se torna o assunto da cidade, comentado durante o jantar em centenas de lares no mesmo dia. Ele deve ser cauteloso durante todas as horas do dia.

Gostaram? leia o resto aqui

Posta origianl retirado de livro-esotérico


MEC abre inscrições para o ProUni nesta segunda-feira


O Ministério da Educação (MEC) abre as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) nesta segunda-feira (20). O prazo para inscrições vai até sexta-feira (24). O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. Serão oferecidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50% e 25%).

O processo seletivo do ProUni será constituído por apenas uma etapa com três chamadas sucessivas. Os resultados dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no
site do ProUni nas seguintes datas: primeira chamada: 27 de junho; segunda chamada: 12 de julho; e terceira chamada: 25 de julho.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de
ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. O estudante não pode ter nenhum curso superior. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

19 de junho de 2011

Uma lição

Essa é para instruir os jovens:



Use camisinha

18 de junho de 2011

TABELA PERIÓDICA GANHA DOIS NOVOS ELEMENTOS QUÍMICOS


Elementos são feitos em laboratório e se desfazem em frações de segundo; nomes provisórios são ununquádio (114) e ununhéxio (116).

 Dois novos elementos foram aceitos oficialmente e passam a integrar a tabela periódica. O reconhecimento veio das uniões internacionais de química e física puras e aplicadas (respectivamente Iupac e Iupap, nas siglas em inglês), que têm um grupo conjunto de estudos para avaliar as pesquisas feitas nessa área e regular os resultados.

Os dois elementos têm como número atômico – que designa o número de prótons em cada átomo – 114 e 116. Todos os elementos com número atômico de até 112 já eram reconhecidos. Há pesquisas alegando a descoberta dos elementos de número 113, 115, 117 e 118, mas eles ainda não foram aprovados pelo grupo de estudos da Iupac e da Iupap.

A recente descoberta foi creditada a cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e Lawrence Livermore, nos EUA. Eles poderão sugerir os nomes dos novos elementos, e a proposta passa por um processo de avaliação. Segundo John Corish, da Iupac, os nomes devem ser escolhidos em cerca de seis meses. Até lá, eles serão chamados provisoriamente de ununquádio e ununhéxio, em referência a seus números.

Os elementos descobertos não existem na natureza, foram criados em laboratório – como todos os que têm número atômico superior a 94. São radioativos, extremamente pesados e instáveis; se dividem em outros elementos em frações de segundo.

“Não há aplicação prática, é uma questão de curiosidade”, disse o professor da pós-graduação em química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sobre as pesquisas que desenvolvem novos elementos. O pesquisador citou ainda a “teoria da estabilidade”, que acredita que, por volta do número atômico 120, haverá elementos que se mantenham por mais que frações de segundo e, por isso, poderão ser mais bem observados.
Fonte: PE360 Graus - Educação

15 de junho de 2011

Eduardo & Mônica vr2

Dias atrás eu postei aqui um videozinho da música da Legião Urbana. Mas a Vivo fez um vídeo de dia dos namorados que ficou superbacana. Como eu adoro intertexto, vou colocá-lo aqui e deixa meu feliz dia dos namorados (atradaso) com o vídeo:



11 de junho de 2011

6 de junho de 2011

CPF sem cartão plástico

SÃO PAULO – A partir desta segunda-feira (6), a Receita Federal deixará de emitir o cartão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em formato plástico e emitirá apenas o Comprovante de Inscrição no cadastro.

O comprovante é emitido no ato do atendimento realizado pelas unidades conveniadas à Receita, como Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, mas também já pode ser obtido por meio da internet, no site do órgão (receita.fazenda.gov.br).

Pelo site também é possível imprimir a segunda via do comprovante quantas vezes forem necessárias.

Sem plástico <br/>
A Receita orienta que os órgãos e empresas não exijam mais o documento em formato plástico. Apenas o comprovante de inscrição é suficiente para comprovar a inscrição no cadastro.

De acordo com o órgão, a autenticidade do comprovante pode ser feita por qualquer pessoa via internet.

Outros documentos também podem comprovar a inscrição do contribuinte no cadastro:

* Carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira de identidade profissional, carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartão magnético de movimentação de conta-corrente bancária, talonário de cheque bancário e outros documentos de acesso a serviços de saúde pública de assistência social ou a serviços previdenciários, desde que conste neles, o número de inscrição no CPF;

* Comprovante de inscrição no CPF emitido pelas entidades conveniadas à Receita Federal (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica Federal);

* Comprovante de inscrição no CPF impresso a partir da página da Receita Federal na internet;

* Outros modelos de cartão CPF emitidos de acordo com a legislação vigente


5 de junho de 2011

Ser bonitinha

Por que ser bonitinha, não é o suficiente...


3 de junho de 2011

1 de junho de 2011

ENSINANDO A ENSINAR: ERNEST KROSTERMAN E OS DEGRAUS PROCESSUAIS



Por: Ed Cavalcante - Todo mundo sabe que investir em educação é a saída para melhorar a qualidade de vida de um povo. A Coreia do Sul, em menos de cinquentena anos, tornou-se um país de primeiríssimo mundo seguindo, à risca, essa premissa. O renomado teórico "Ernest Krosterman", doutor em educação, autor de mais de trinta livros sobre desenvolvimento cognitivo, revela alguns caminhos para a otimização do ensino aprendizagem:
A escola interessante prende o aluno, estimula o aprendizado tornando-se uma extensão de sua casa. Pelo mundo afora observei diversas tentativas de se reproduzir esse modelo, quase todos, sem sucesso. As aulas, em geral, são desinteressantes e repetitivas. Os professores, na grande maioria, desconhecem a realidade do aluno e falam sobre assuntos que não interessam a ele. Essa prática distorcida distancia o professor do aluno que se sente um objeto sem importância. Para suplantar essa prática, se faz necessário que os processos cognitivos sejam tratados como “Degraus Processuais”. Esses degraus funcionam como estágios que comporão o nível de aprendizagem desejado pelo professor. 

Os degraus processuais estão diretamente ligados as experiências pessoais dos alunos. Essas experiências são pré-requisitos importantes no processo de ensino-aprendizagem. A escola interessante, portanto, transcende aos processos elementares de cognição, é um conceito baseado em experiências complexas e direcionadas para um fim: a aprendizagem”.

Na verdade, caro leitor, “Ernest Krosterman”, é um teórico fictício. Criei esse personagem, meramente, para ilustrar esse post. Entretanto, se você copiar as breves considerações acima e atribuir a qualquer um dos “grandes” teóricos da educação, tudo isso soará como verdade, a esdrúxula e inaceitável “verdade do gabinete”, aquela que desconhece a realidade da sala de aula lotada, do professor de múltiplos empregos. O teórico concebe fórmulas mirabolantes com nomes estranhos que nos são apresentadas naquelas “capacitações” entediantes e estéreis.
O professor, que nunca é ouvido, acaba sendo colocado em posição de inferioridade porque desconhece ou não pratica a teoria dos “Degraus Processuais” e tantas outras tidas como verdadeiras mas são tão fictícias quanto a figura e o pensamento de Ernest Krosterman. Servem apenas para vender livros.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews