O trabalho educacional e também o cultural dependem essencialmente de dois grandes pontos de apoio: o da família e o dos professores. Como vivemos em uma sociedade injusta, desigual e marcada pela impossibilidade de muitas famílias quanto ao acesso à cultura (cinema, teatro, literatura, música, dança,...) ou ainda pelo fato de muitos pais não terem completado ou mesmo realizado seus estudos, constatamos que cabe aos professores a maior parte dessa tarefa.
E que tarefa, especificamente, é esta?
A responsabilidade de criar elos entre o estudante e a cultura, a de estimular o estudo a partir do uso de bases como a literatura, o cinema, a arte e todas as demais formas de expressão cultural, interpretação do conhecimento ou leitura da realidade configuradas pela humanidade.
E como fazer isso?
Cada contexto em que trabalhamos tem suas particularidades e, certamente temos que levá-las em conta, mas independente disso há algumas ideias essenciais que temos que levar em consideração quando queremos motivar, ensinar e obter bons resultados ao utilizar filmes na escola, entre as quais podemos destacar:
- Use filmes apropriados à faixa etária de seus alunos (observe sempre as indicações nas caixas dos DVDs ou das fitas VHS; isso é importante até como uma forma de prevenir problemas com os pais).
- Selecione trechos das produções que falem sobre temas que estiver a trabalhar em sala de aula. Usar o filme todo (a não ser que se trate de um curta-metragem, como por exemplo, "Ilha das Flores", "Barbosa", “Aquarela”, “A Casa” ou desenhos curtinhos de 10 ou 12 minutos de projeção - caso de muitas produções da Turma da Mônica).
- Tenha sempre em mente o que pretende explorar dos trechos selecionados para trabalhar na sala de aula.
- Relacione o que foi visto com leituras, aulas dadas, tarefas ou mesmo avaliações.
- Passe o trecho mais de uma vez, sendo que na primeira delas deixe seus alunos assistirem de forma descompromissada. Na segunda oportunidade direcione o olhar dos estudantes com perguntas ou pedindo atenção a detalhes do filme (diálogos, música, figurinos, efeitos visuais, cenografia, atuação dos protagonistas...).
Acho que essas orientações são bastante válidas para o começo do trabalho. Agora é fazer um bom planejamento e mãos à obra.
Autor:
João Luís de Almeida Machado, editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
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