Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

27 de outubro de 2008

NOTA DE REPÚDIO

A escola Amaury de Medeiros, através do seu blog, torna público o seu repúdio diante do quadro de violência que vem crescendo nas escolas de Pernambuco. O gravíssimo episódio ocorrido com a nossa colega de trabalho ,professora Silvania Godoi, que foi seqüestrada no pátio da escola Vidal de Negreiros, mostra que a situação merece uma atenção especial por parte das autoridades competentes. Exigimos uma ação drástica que possa coibir esse tipo de agressão e que esse ato de extrema violência não venha a se repetir. A escola é uma extensão da nossa casa. Sentir-se seguro dentro de casa, é o mínimo que o cidadão merece. Abaixo a violência!!!!!!!!!!

Um grupo formado por professores, pais e alunos protestou no último dia 24/10 em frente ao prédio da Secretaria de Educação e exigiu uma ação imediata por parte do poder público. A professora Silvania Godoi, também se fez presente. Uma comissão formada por representantes da Secretaria de Educação recebeu os representantes da escola Vidal de Negreiros. Ao final do encontro, o major Sérgio Rodrigues, comandante da Patrulha Escolar, informou que a escola passará a contar com policiamento nos três turnos. Confira abaixo algumas imagens do protesto:

26 de outubro de 2008

DICIONÁRIO EM LIBRAS GANHA O PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O maior número de alunos com problemas auditivos no ensino superior é fruto das políticas de inclusão praticadas no Brasil, nos últimos anos, e gerou a necessidade de um aprimoramento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunicação em linguagem universitária. Essa foi a constatação da aluna do último ano do curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Terezinha Cristina da Costa Rocha, que trabalha no Núcleo de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais da universidade. "A Libras, apesar de existir desde o século 18, só foi regulamentada a partir de 2002. E com as leis de inclusão,percebemos que ela só dava conta da linguagem cotidiana, que não havia representação em Libras para as palavras rebuscadas do mundo acadêmico, menos ainda da Filosofia, que é muito abstrata", explica Terezinha. Foi então que, com a ajuda de alunos surdos da universidade, ela desenvolveu um dicionário de filosofia em Libras. Cerca de 20 pessoas com problemas auditivos participaram do projeto, criando os gestos para representar palavras como metafísica e empirismo. "Nós filmávamos e fotografávamos os gestos", conta a aluna que ganhou o Prêmio Jovem Cientista na categoria estudante de ensino superior. O dicionário, em CD ROM, contém 300 termos e ao clicar em um deles a pessoa visualiza a sua representação em Libras e lê a palavra em língua portuguesa. "A princípio era para os alunos com problemas auditivos me ajudarem apenas aos sábados. Mas eles ficaram tão empolgados, e aquilo passou a ter um significado tão importante para eles, que muitos apareciam todos os dias", conta. Com os R$ 10 mil que ganhou com o primeiro prêmio, Teresinha pretende terminar de produzir o CD, que ainda está inacabado. A expectativa da estudante é conseguir um patrocínio que ajude a disponibilizar o dicionário gratuitamente. "Não faria sentido vender uma coisa que é voltada para a acessibilidade", avalia. Agência Brasil

24 de outubro de 2008

ENTREVISTA: TRIBOS DA ESCOLA - A ESTÉTICA EMO

O Amaury Online inicia hoje uma série de entrevistas intituladas :TRIBOS DA ESCOLA. Nelas ,abordaremos a temática do comportamento tentando entender os diversos grupos e movimentos jovens que fazem parte, não só do universo escolar mas ,de toda a sociedade. Para essa primeira entrevista, convidamos um representante do movimento Emo. Nascido Diogo Felipe Moraes de Lima, ao adotar a nova estética, passou a atender pelo codinome “Kamui”, influência dos animes e mangás, outra febre entre os jovens. Conheça agora um pouco da personalidade do “Diogo”, que trataremos nessa entrevista pelo seu codinome emo, Kamui.

Por: Edvaldo Cavalcante

Nota: clique nas palavras em destaque para ter referências sobre os termos

Amaury Online: Andei pesquisando sobre emos, clubbers e afins para ter subsídio para essa entrevista. Acabei descobrindo que esse universo é um tanto quanto indefinido. Em cada lugar existe uma estética diferente. Gostaria de saber se essa estética que vocês adotam tem um ideal ou vocês são emos de butique?

Kamui: Não, pelo menos da minha parte, fica mais no ideal mesmo. O meu estilo é muito parecido com o emo porque ele é muito puxado para o “Indie” ,estilo derivado do “Glam Rock” que é da década de 80, criado por David Bowie tendo como ideal ser uma coisa realmente mais chique, mais despojada, mais...realmente de butique, só que sem deixar a atitude e o estilo de lado. Não é uma coisa vazia!

A O: O que você fala não é um discurso reproduzido, é pensamento seu mesmo?

Kamui: Não, não, porque rótulo não é uma coisa muito agradável não. Ninguém gosta de ser rotulado

A O: Ser diferente é bom? Quais as vantagens e desvantagens?

Kamui: Bem, vantagens são poucas, quase nenhuma porque o diferencial da gente, o que a gente vê como vantagem são as desvantagens dos outros. Eu gosto de ser diferente, normalidade pra mim é banal. Ser banal pra mim é ser idiota!

A O: Vocês enfrentam algum tipo de preconceito na escola ou em casa?

Kamui: Todos (risos). Todos, todos: xingados, abusados, confundidos. Tudo que você imaginar

AO: Confundidos como?

Kamui: Confundidos porque, tipo, a galera não sabe, tipo, as pessoas que estão no meio underground, que é o meio mais conhecido, a galera curte mais (música) eletrônica, até quem curte mais “Rave” e essas coisas, são diferentes dos “normais” que curtem brega. As pessoas não sabem diferenciar. Aí, quando te encontram na rua, olham pra você e falam: “oh ,meu Deus o que é isso?” Principalmente os evangélicos, que são bem radicais ,que chegam pra você e dizem: “Jesus te ama!”

A O:Vocês se divertem de que forma? Existe um programa comum para quem adota essa estética?

Kamui: Os encontros! A galera que curte mais o estilo Emo e derivados faz muitos encontros. Agora, dia 08 de novembro, vai ter no shopping Recife o encontro dos “fotologs do Recife.

A O: Vai ser em que área do Shopping?

Kamui: No fumódromo! É uma galera que lida com fotolog, posta todo dia.

A O: Tem algum apoio? Sites, entidades?

Kamui: Não, começou com um garoto que era da comissão julgadora do fotolog. Ele veio pra cá e começou a fazer. Depois uns amigos meus, “Tony Biel” e “William” ,fizeram o primeiro ano. Agora que tá organizado é só o “Biel”. Já estamos no terceiro ano.

A O: Costumeiramente os Emos e tribos afins são relacionados ao homossexualismo. Como vocês se posicionam sobre isso? A estética que vocês adotam influencia a sexualidade.

Kamui: Eu acho que em muitas pessoas não e outras pessoas sim porque derivado mesmo do emo que foi um estilo criado lá nos Estados Unidos, o “Emocore”, ou melhor, o “New Emocore”, porque o “Emocore” é dos anos 80. Realmente, uma das coisas que definem os emos é o bissexualismo. Todos eles lá são bissexuais.

A O: Androginia?

Kamui: Sim, androginia. Só que aqui (no Brasil) a galera não pega tão pesado

A O: Como anda a vida afetiva de vocês? Estão namorando, ficando? Podem falar sobre isso?

Kamui: (risos) não, não. Não gosto do rótulo do emo por isso. Sempre estão chorando. Tem até a piada: Qual a diferença entre um clubber e um emo? Você põe os dois no escuro ,aí você descobre :porque o clubber brilha e o emo chora. (risos)

A O: Desconversou e saiu pela tangente. Vocês escutam mais músicas estrangeiras, correto?

Kamui: É, muito, muito mesmo!

A O: Tem uma cena do rock que foi inaugurada pelo pessoal do Detonautas que é tachado como derivado do Green Day. Esse som é constantemente relacionado aos emos

Kamui: Não, não, o Detonautas é diferente dos emos, apesar de ser contemporâneo. As bandas mais emo são “NX Zero”, “Fresno” o “Forfun”, o “Strike”.

A O: Você curte todas essas bandas?

Kamui: Não, mais o NX0, não gosto do “Fresno”. Escuto algumas músicas do Forfun e Straike

A O: Por que os jovens de hoje não encaram mais a escola com seriedade?

Kamui: É por falta de motivação e por influência da cultura de massa. Eu tenho minha cabeça própria, mas vejo muitos jovens que vão pelo que os outros dizem e terminam se lascando!

A O: O grupo a que vocês pertencem tem rivalidade com algum outro grupo?

Kamui: Não, eu tenho os meus amigos que conheço desde pequeno. A maioria deles curte metal. Eu escuto mais emocore, glam rock. No meu outro grupo ,que são os meus amigos gays, é óbvio que é impossível a gente se dar bem com quem curte pagode, brega. Tem os punks ,que não gostam da gente, mas eu até acho o movimento punk bem legal.

A O: Qual o último livro que você leu?

Kamui: Tem um livro que eu tô lendo atualmente que é o “Vampiro Lestat” Tá inclusive aqui comigo. É um livro da Anne Rice.

A O: Qual a importâcia que vocês dão à religião ou à religiosidade? Vocês seguem algum credo?

Kamui: Eu me considero um adepto do “Wicca”.

A O: O que é isso?

Kamui: É a antiga religião das bruxas ,uma coisa mais puxada para o naturalismo.

A O: Religiões pagãs?

Kamui: É isso, religiões pagãs!

A O: Você pretende continuar estudando? Irá tentar vestibular em que área?

Kamui: Em moda. Eu estou vendo se faço aqui mesmo ou se vou para Curitiba

A O: Você tem alguma experiência na área, fora as roupas que você veste?

Kamui: É, eu sempre desenhei, gosto disso!

A O: Pra finalizar, qual a melhor e a pior lembrança que vocês guardarão da escola?

Kamui: A melhor lembrança, com certeza, será desse terceiro ano, chegando ao final de um caminho. Já o pior, foi uma briga com uma professora.

A O: Valeu, meu nobre, gostei do papo.

Kamui: Ei, tem uma coisa que eu queria acrescentar. A maioria das pessoas que curtem esse estilo, assim como o meu, tem um codinome. Bom, ninguém me conhece por Diogo, eu sou conhecido por Kamui

A O: Isso tem relação com Anime, Mangá?

Kamui: Isso, Anime e Mangá

A O: Mais uma vez, obrigado e juízo!

20 de outubro de 2008

SAI A LISTA DOS ALUNOS CLASSIFICADOS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Relação dos Alunos Classificados

Código: 26122847 Escola: ESCOLA AMAURY DE MEDEIROS Município: RECIFE, UF: PE Os alunos dessa escola farão a prova da 2a Fase no seguinte CENTRO DE APLICAÇÃO:

Centro de Aplicação: ESCOLA JOSE MARIANO

Endereço: AV. DR. JOSE RUFINO, 892, AREIAS, - RECIFE, PE

Data da Prova e Horário: Dia 08 de Novembro - Sábado - 14:30 (Horário de Brasília)

Os alunos relacionados abaixo deverão apresentar-se, no Centro descrito acima, portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar). É recomendável que o aluno se apresente no CENTRO DE APLICAÇÃO com, pelo menos, trinta minutos de antecedência.

Classificados - Nível 1 (8 alunos)
Código Nome do Aluno Sala de Prova na 2a Fase
1 PE26122847100395 ALEXSANDRA ERIKA DA SILVA SANTOS Sala-01
2 PE26122847100840 IVALDO JOAQUIM DA SILVA FILHO Sala-01
3 PE26122847100243 KASSANDRA CHRISTIANY S FARIA Sala-01
4 PE26122847100103 LILIAN CAROLINE DE MELO SILVA Sala-01
5 PE26122847102215 MANOEL ALEXANDRE A DE ALMEIDA Sala-01
6 PE26122847102422 STEPHANIE CRISTINE SANTOS Sala-01
7 PE26122847100127 VIVIANE MARIA BARBOSA DE SOUZA Sala-01
8 PE26122847100371 YURI MARCONE DA SILVA Sala-01
Classificados - Nível 2 (8 alunos)
Código Nome do Aluno Sala de Prova na 2a Fase
1 PE26122847200353 ANDERSON DOUGLAS DA COSTA SILVA Sala-03
2 PE26122847200110 DAMILSON DA SILVA MAIA Sala-03
3 PE26122847201291 DAVID MAEK DA SILVA Sala-03
4 PE26122847200675 EDUARDO ALEX SILVA ASSUNCAO Sala-03
5 PE26122847200183 EMILLY KELLY MORAIS DO NASCIMENTO Sala-03
6 PE26122847201369 JOSIEL BARBOSA DA SILVA Sala-03
7 PE26122847200791 MARCELLY GLEYCE C DE FRANCA Sala-03
8 PE26122847201084 MARIA CRISTIANE DE LIMA Sala-03
Classificados - Nível 3 (14 alunos)
Código Nome do Aluno Sala de Prova na 2a Fase
1 PE26122847302356 ANA FLAVIA MACIEL DA SILVA Sala-06
2 PE26122847301807 CARLOS ROBERTO P DA COSTA JR Sala-06
3 PE26122847302800 DIEGO RONALDO DE LIMA E SILVA Sala-06
4 PE26122847300517 ERICK DIEGO OLIVEIRA DA SILVA Sala-06
5 PE26122847302393 GLEICY KARLA GONCALVES Sala-06
6 PE26122847302332 JOSE FAGNER PEREIRA DA SILVA Sala-06
7 PE26122847302344 KECIA CORREIA RAMOS DA PAIXAO Sala-06
8 PE26122847302940 MARCILENE FELIPE BARBOSA Sala-06
9 PE26122847302198 MARTA CAVALCANTI DE OLIVEIRA SILVA Sala-06
10 PE26122847301911 NYEDJA MARTINS DE PAULA Sala-06
11 PE26122847300591 PATRICIA OLIVEIRA B FEITOSA Sala-06
12 PE26122847301406 RAFAELA SANTANA DOS SANTOS Sala-06
13 PE26122847302368 SUELENE APARECIDA GOMES Sala-06
14 PE26122847302400 WEIDSON FARIAS DE SOUZA Sala-06

Atenção: No caso de alunos empatados com a mesma nota na última vaga, o sistema fez um corte aleatório de um dos alunos empatados, de modo que o número de alunos classificados não ultrapasse o previsto.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a OBMEP Central: 21-2529-5084 ou com o Coordenador Regional: Nome : VICENTE FRANCISCO DE SOUSA NETO Telefone : (81) 21194055 / (81) 96329040 Email : pe01@obmep.org.br

Parabéns aos alunos classificados!

ESSA FOI "POR UM TRIZ". DE ONDE VEM ESSA EXPRESSÃO?

POR UM TRIZ é o mesmo que “por muito pouco”, como em “ele se salvou POR UM TRIZ”. Agora, tente usar a palavra TRIZ sem que ela esteja nessa expressão. Não conseguiu? Nem eu. É que a palavra TRIZ, no nosso idioma, só aparece em POR UM TRIZ. TRIZ, segundo alguns etimólogos, teria vindo do grego “trikhós”, que significa cabelo. Daí se formou o vocábulo TRICOTOMIA, que é a raspagem de uma região do corpo antes de uma cirurgia (TRICOTOMIA também significa divisão em três partes ou elementos). Parece que TRIZ tem mesmo a ver com cabelo, porque POR UM TRIZ é sinônimo de POR UM FIO. Um fio de quê? De cabelo. Assim, se algum dia um careca lhe disser que escapou POR UM TRIZ, pode fazer a piada. Por: Reinaldo Pimenta - Ig Educação

17 de outubro de 2008

ENTENDA A CRISE DOS ESTADOS UNIDOS

Prof. Edvaldo Cavalcante

Você vivia feliz, estava juntando uma grana para comprar um carro. De repente: crise nos Estados Unidos, as bolsas do mundo todo despencaram. Você começa a se perguntar: o que eu tenho a ver com isso? É o que todos os brasileiros estão se perguntando. A palavra chave para entender como essa crise começou é “SUBPRIME”. Com a chegada do século XXI, o grande filão da economia dos Estados Unidos era o mercado imobiliário. Sentindo o aquecimento desse segmento, o FED (Banco Central dos Estados Unidos) reduziu as taxas de juros e facilitou os empréstimos. Ocorreu então uma explosão na compra e venda de imóveis. Com taxas de juros baixas, surge a figura do “subprime”. Pessoa que não tem como comprovar renda e que apresenta restrições de crédito por conta de inadimplência. Essas pessoas passaram a ter acesso ao crédito fácil. Os empréstimos foram incentivados e cresceram como uma bola de neve. Num dado momento, os “subprimes” deixaram de pagar seus empréstimos. Foi o começo da crise. Várias instituições financeiras americanas arcaram com o ônus dessa dívida e muitas faliram. O crédito voltou a ser restrito aos “primes”, os clientes que honram suas dívidas, mas o sistema financeiro não se estabilizou. Vários bancos importantes que serviam como reguladores da economia dos Estados Unidos pediram concordata. As bolsas de valores despencaram e o mundo entrou em polvorosa.

POR QUE O GOVERNO SOCORRE INSTITUIÇOES FINANCEIRAS PRIVADAS?

Muito simples: quando instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, hipotecárias) importantes quebram, mesmo sendo privadas, elas empurram para baixo a economia do país. E quando esse país é a maior potência do planeta, as conseqüências são dramáticas. O mundo inteiro é afetado. Tentando resolver esse problema, o governo injeta dinheiro no mercado para socorrer as instituições financeiras. Não é uma medida simples de ser tomada. Tudo que envolve o dinheiro público tem que passar pela aprovação dos poderes constituídos. Cada país enfrenta a crise do seu jeito. O presidente Lula anunciou que o governo brasileiro poderia comprar ações de bancos em dificuldade. Não se sabe ao certo o tamanho da crise, a única certeza é que ela afeta a todos nós.

16 de outubro de 2008

INDEFINIÇÕES E DESENCONTROS NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO E NO "PISO" NACIONAL

Quase 12 anos depois de sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) permanece ainda uma grande bruma sobre o que de fato foi feito em relação aos planos de carreira do magistério da Educação Básica. Nem o MEC, nem a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) parecem dispor de uma radiografia fiel, com dados consolidados sobre o que, concretamente, acontece Brasil afora. O controle, na verdade, não cabe ao Ministério, menos ainda à CNTE. Em respeito à autonomia das esferas administrativas, é papel de cada sistema de ensino promover a valorização dos profissionais da educação, nos termos de seus estatutos e planos da carreira (LDB 9.394, art. 67). E o papel da sociedade, representada nos conselhos estaduais e municipais de educação, seria o de zelar pelo cumprimento da lei. Não é o que acontece. O que se assiste hoje é, no mínimo, paradoxal. São Paulo, o estado mais rico da federação, é acusado pelas associações de classe de praticar um dos piores planos de carreira do país. Minas Gerais e Rio Grande do Sul, outros entes federados de peso, também vão mal e não são exemplos isolados. Muitas das questões que recebem os holofotes com a polêmica criada em torno do piso nacional para os professores, sancionado pelo Planalto em 16 de julho deste ano, são entraves também no âmbito de estados e municípios. A começar pela distinção entre o conceito de piso salarial e vencimento inicial de carreira. A pressão corporativa das entidades sindicais aponta para a visão de vencimento inicial, excluídas as gratificações, que mais consideram um arremedo. Na visão dos gestores, costuma valer o contrário, o sentido de piso como valor mínimo, sem importar se em sua composição estão incluídos qüinqüênios, sexta parte ou outras formas de gratificação funcional. O tempo dedicado à regência de classe e às atividades de planejamento e preparação de aulas, a famosa hora-atividade, também pontua debates sobre a composição da jornada de trabalho. E ao lado de questões antigas, surgem outras bem aos moldes dos tempos atuais, como a de "valorizar o mérito pela dedicação, assiduidade, pontualidade e desenvolvimento profissional", prevista no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Com a questão da qualidade em pauta, também ganha adeptos a idéia da certificação, defendida pelo MEC em 2003, pela Portaria 1.403, e que volta à cena com o projeto de Lei 1.088/2007, do deputado Gastão Vieira (PMDB/MA), em tramitação no Congresso. A proposta é instituir, como requisito para o exercício do magistério, a aprovação em exame nacional, aplicado pela União. Por: Valéria Hartt - Revista Educação

15 de outubro de 2008

HOJE É DIA DOS PROFESSORES. CONHEÇA A ORIGEM DESSA COMEMORAÇÃO

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Em Outros Países:

Índia – 05 de novembro

Malásia – 16 de maio

Turquia – 24 de novembro

Albânia – 07 de março

China – 10 de setembro

República Tcheca – 28 de março

Irã – 02 de maio

Estados Unidos – primeira terça-feira de maio

Ameérica Latina - 11 de setembro (México 15 de maio, Brasil 15 de outubro e Peru 6 de julho)

10 de outubro de 2008

REVISTA NOVA ESCOLA DESTACA OS 41 PENSADORES MAIS INFLUENTES DA PEDAGOGIA. CONFIRA NOS LINKS ABAIXO

HISTÓRIA

Pensar a escola, uma aventura de 2 500 anos

SÓCRATES

O mestre em busca da verdade

PLATÃO

O primeiro pedagogo

ARISTÓTELES

O defensor da instrução para a virtude

SANTO AGOSTINHO

O idealizador da revelação divina

TOMÁS DE AQUINO

O pregador da razão e da prudência

ERASMO DE ROTERDÃ

O porta-voz do humanismo

MARTINHO LUTERO

O autor do conceito de educação útil

MICHEL DE MONTAIGNE

O investigador de si mesmo

COMÊNIO

O pai da didática moderna

JOHN LOCKE

Um explorador do entendimento humano

JEAN-JACQUES ROUSSEAU

O filósofo da liberdade como valor supremo

CONFIRA O RESTANTE DA LISTA CLICANDO AQUI

6 de outubro de 2008

REINVENTANDO VELHOS SERVIÇOS – O “MODELO CHAFARIZ”

PROF. EDVALDO CAVALCANTE - Quem conhece a história da cidade do Recife, sabe que a ocupação desse território de várzea se deu de forma desordenada e através de muitos aterros. A cidade sempre apresentou graves problemas urbanos por conta desse passado sem planejamento. Nas décadas de 60 e 70 (século XX) ocorreram muitas enchentes. A de 1975 teve proporções devastadoras. O rescaldo dessa tragédia foram as epidemias de doenças ligadas à falta de saneamento básico. Dados dessa época mostram que, de cada dez residências, apenas três tinham água encanada. Quase todo bairro da periferia tinha um chafariz (um estabelecimento que vendia água, diferente do chafariz de praça). A distribuição de água era feita em carroças puxadas a cavalo. Essa é uma realidade de apenas 30 anos atrás. O carroceiro ia de porta em porta e vendia a água em latas (de manteiga ou de tinta adaptadas como recipientes) de 20 litros, com um suporte de madeira que servia de alça (foto acima). A mão suja do trato com o cavalo da carroça entrava em contato com a água. Essa conjugação de fatores ajudava a disseminar doenças pela periferia. Água encanada era um luxo. Por conta disso, de tempos em tempos, a secretaria de saúde realizava vacinação em massa. Quase todo morador da periferia (e de muitos bairros nobres do Recife) ostentava uma marca de vacina no braço. Os agentes da SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública) eram vistos pelas crianças como terroristas. Chegavam aos bairros sempre depois das 22:00h (a filariose ataca nesse período noturno) para fazer exames. Eram chamados de “fura dedo”. No final da década de 70 o governo de Pernambuco, enfim, popularizou o acesso à água tratada. A malha de distribuição de água foi ampliada. Os chafarizes foram abolidos. Entretanto, 25 anos depois do quadro acima descrito, o “Modelo Chafariz” voltou a ser utilizado na Cidade do Recife. A água tratada não é de boa qualidade, o gosto é horrível. Os pernambucanos, sobretudo do grande Recife, passaram a consumir água mineral. A partir da década de 90 Recife passou a ser a cidade no Brasil que mais consome água mineral engarrafada. E o tal “Modelo Chafariz”? Bem, a carroça foi substituída pela bicicleta e pela moto. A lata de 20 litros foi substituída pelo garrafão de plástico (também de 20 litros) e o chafariz deu lugar às grandes fontes distribuidoras. É a renovação de um velho serviço. Água para quem tem sede!

5 de outubro de 2008

BRASILEIROS NÃO SE INTERESSAM PELAS MUDANÇAS NA LÍGUA PORTUGUESA

O MEC disponibilizou o e-mail acordoortografico@mec.gov.br para que os brasileiros opinassem e dessem sugestões sobre como a nova ortografia deveria ser colocada em prática. A consulta deu a medida exata do interesse dos brasileiros sobre o assunto. Apenas 12 (doze) e-mails foram recebidos em três semanas de consulta. Segundo o MEC, o evento foi divulgado nos principais jornais do Brasil.

Clique AQUI e saiba o que vai mudar na língua portuguesa.

4 de outubro de 2008

MENORES DE 18 ANOS NÃO PODEM MAIS CURSAR O SUPLETIVO

O CNE (Conselho Nacional de Educação) criou uma resolução que proíbe que adolescentes com menos de 18 anos de cursarem a EJA (Educação de Jovens e Adultos), conhecido antigamente como supletivo. A votação da resolução está marcada para a próxima quarta-feira (8) e, se for aprovada, vira lei.

A votação será feita pelos 12 conselheiros da Câmara de Educação Básica --responsável pela educação fundamental e ensino médio do país.

Dentro do próprio ministério há muita discussão entre os educadores sobre a decisão. O principal questionamento é se os jovens que já estão atrasados em relação aos demais, por terem abandonado a escola ou por repetência, terão que ficar afastados até que completem a maioridade ou dividirão as salas de aula com alunos mais jovens.

Atualmente, no país, dos 4,6 milhões de estudantes que freqüentam a EJA, cerca de 690 mil são menores de idade.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 50% dos jovens brasileiros com idades entre 15 e 17 anos estão fora do ensino médio. No Nordeste do país, a situação é mais crítica --mais de 300 mil alunos têm menos de 18 anos e seriam prejudicados com a resolução.

Fonte: Folha Online 

2 de outubro de 2008

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVULGA INSTRUÇÕES E ANUNCIA MUDANÇAS NO PROCESSO PARA A MATRÍCULA 2009

A secretaria de Educação do Estado (SE) publicou no Diário Oficial da terça-feira (30), a normatização da Matrícula 2009 da rede estadual de ensino. Para os estudantes novatos do Recife e Região Metropolitana o processo começa mais cedo, já em novembro, e traz novidades como o Cadastro do Estudante - uma pré-matrícula pela internet, realizada através deste site. Nas unidades do interior e dos municípios de Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Ipojuca e Moreno a matrícula será presencial (na escola), entre 29 de novembro e 20 de dezembro. A instrução normativa pode ser acessada no link abaixo.

“Optamos pela reserva ainda em 2008 para que no início do ano letivo a rede já esteja completamente ordenada e implantamos a pré-matrícula pela internet para desafogar o Call Center. Essas duas medidas devem fazer com que a matrícula transcorra de forma tranqüila e atenda satisfatoriamente à população” explica Margareth Zaponi, secretária Executiva de Gestão da Rede. Pais e estudantes com mais de 18 anos que desejam assegurar vaga nas escolas da capital e de algumas cidades do Grande Recife devem ficar atentos ao calendário. Entre 1° e 15 de novembro, eles deverão inscrever os novatos no Cadastro do Estudante que estará disponível no site da secretaria de Educação. O sistema vai disponibilizar uma lista e o candidato poderá escolher até três escolas. Ele pode ser encaminhado a uma delas se houver disponibilidade de vaga, do contrário, será destinado a outra unidade. Quem perder o cadastro pela internet poderá reservar a vaga através do 0800.286.0086, no período entre 29 de novembro e 20 de dezembro. “Apenas os novatos devem se cadastrar e quem se inscrever pela internet não precisa ligar para a Central. Reforçamos que a renovação é automática para os estudantes antigos e que a vaga para aqueles que abandonaram os estudos durante o ano letivo também está assegurada automaticamente”, afirma Margareth Zaponi.

FONTE: Assessoria de Comunicação - SEDUC -PE

CLIQUE AQUI E ACESSE A NORMATIZAÇÃO DA MATRÍCULA 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DA SECRETÁRIA (30 DE SETEMBRO)

ROSE, NOSSA SECRETÁRIA. SIMPATIA EM PESSOA.
NO DISCURSO, HUMILDE, EXALTOU O COMPANHEIRISMO DO GRUPO. PARABÉNS TRICOLOR! RSSSSS
Secretária é uma pessoa que sabe guardar segredos e o segredo do nosso sucesso tem sido contarmos com a sua fidelidade e eficiência. Obrigado por tudo. A eficiência é qualidade de poucos. Você está dentre estes; por isso merece ser lembrada hoje. Seu trabalho é importante... Porém, muito mais é a confiança adquirida, virtude rara, só presente em pessoas voltadas para o verdadeiro sucesso.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews