Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

10 de dezembro de 2009

RESGATANDO A HISTÓRIA: ANTIGOS IMPRESSOS EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA ESCOLA AMAURY DE MEDEIROS (1974).  

Prof. Edvaldo Cavalcante

Por intermédio da professora Rosana Gouveia, consegui uma foto antiga do Amaury de Medeiros. Fascinado com a velha imagem do antigo casarão, insisti para que a amiga Rosana procurasse mais fotos para publicarmos aqui no blog. Dias depois, chegou as minhas mãos um verdadeiro tesouro que revela a tradição da Escola Amaury de Medeiros no quesito informação: O jornal, “A Escola”, uma publicação de 1974, ano do jubileu de ouro (50 anos) da escola. Lendo o antigo impresso, descobri mais um detalhe importantíssimo da nossa escola: O texto de capa do antigo jornal – escrito pela aluna da 5ª série, Josefa Magali de Melo - destacava: “Nesta oportunidade de regojizo, todos nós que fazemos a Escola Amaury de Medeiros sentimos o dever de ressaltar o trabalho de todos aqueles que souberam engrandecê-la. Por esta razão lembramos sua primeira dirigente, a dedicada educadora Débora Feijó...”.

Só para esclarecer aos desinformados, Débora Feijó foi uma grande educadora pernambucana pioneira na educação de adultos. Três décadas antes de Paulo Freire ganhar notoriedade com seu método para educar adultos, a professora Débora Feijó publicou a primeira cartilha com linguagem direcionada para adultos no Brasil (1932). Saber que essa importante educadora (que dá nome a uma escola estadual de Pernambuco) foi a primeira diretora do Grupo Escolar Amaury de Medeiros, é mais uma prova da importância histórica da nossa escola. Um outro ponto a se destacar é que o Amaury de Medeiros é pioneiro em educação especial. Em 1974, a escola contava com uma sala voltada para “Educação de Excepcionais” (Como era chamada a educação especial naquela época) tendo como titular a professora Maria de Lourdes Ramos.

O Jubileu de Ouro da Escola Amaury de Medeiros foi citado em sessão solene da Assembleia Legislativa de Pernambuco como comprova o Requerimento nº3550 de 1974: "À 2ª Comissão: Requeremos à Mesa, cumpridas as formalidades regimentais, seja consignado na Ata dos nossos trabalhos de hoje, um voto de congratulações com a Escola Amaury de Medeiros - 1º grau, pelo transcurso do seu “Jubileu de Ouro”, ocorrido no dia 18 do corrente. Da decisão da Casa, dê-se conhecimento àquele educandário, na pessoa de sua Diretora, Sra. Beatriz Leite Barbosa. Sala das Reuniões, em 23 de outubro de1974 - Antônio Corrêa de Oliveira – Deputado".

Seguem, abaixo, os originais da quarta edição do jornal “A Escola” e do convite para as comemorações do Jubileu de Ouro do Amaury de Medeiros (1974):

CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VIZUALIZAR
Clique aqui para conhecer ex-alunos ilustres do Amaury de Medeiros
*Agradecemos a professora Rosana Gouveia que contribuiu enormemente para a publicação desse post.

2 comentários:

Valdemar disse...

Edvaldo:

Simplesmente sensacional essa publicação, verdadeiro achado arqueológico do Amaury. Repare no coqueiro que hoje deve ter uns 15 metros de altura. Muito legal. Ah, se tivéssemos mais fotos dessa...

Amaury Online disse...

Rapaz, vou continuar procurando nos arquivos da escola. kkkk

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews