Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

3 de janeiro de 2009

O MESTRE DA XILOGRAVURA, GILVAN SAMICO, É EX-ALUNO DA ESCOLA AMAURY DE MEDEIROS

Gilvan Samico, um dos maiores gravuristas brasileiro vivos, nasceu no bairro de Afogados e estudou na Escola Amaury de Medeiros (na época Grupo Escolar Amaury de Medeiros). O ano era 1928, o bairro de Afogados, um importante entreposto, tinha características rurais. O garoto Gilvan cresceu livre gozando de uma liberdade interiorana, morando perto do centro da cidade. Sua primeira escola foi o “Patronato dos Meninos Pobres”, também no bairro de Afogados. Sua irmã lecionava nesse grupo escolar e levou Samico para lá. Um tempo depois, Gilvan Samico transferiu-se para o “Grupo Escolar Amaury de Medeiros”, onde cursou até o Científico (atual Ensino Médio). Seu sonho era formar-se arquiteto. Em 1968, mudou-se para Olinda onde reside até hoje.

Gilvan Samico é reverenciado como “o mestre da xilogravura”. É conhecido nos Estados Unidos e na Europa, tem obras no MoMa de Nova York e já foi premiado na Bienal de Veneza. No final do ano passado, O Centro Cultural Benfica da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFPE promoveu uma exposição em homenagem aos 80 anos desse importante artista.

A Escola Amaury de Medeiros, através do seu blog, reverencia seu ilustríssimo ex-aluno esperando que essa trajetória vitoriosa sirva de exemplo para os alunos de hoje. Seguem abaixo algumas das mais importantes obras do mestre Samico:

O SAGRADO - 1997
O RETORNO - 1995
A ESPADA E O DRAGÃO - 2000
A CHAVE DO OURO DO REINO DO VAI-NÃO-VOLTA 1969
*Clique aqui para acessar a biografia de Gilvan Samico e aqui para acessar suas obras.

3 comentários:

Unknown disse...

-
elle sim é o mestre :)

voou seer igual a elle ;)

Unknown disse...

-*-
Sangella Soouza ;)

Unknown disse...

-
Liindos desenhos *
Jhemy Kerolayne

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews