Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

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28 de julho de 2009

MATEMÁTICA VAI TER PESO MAIOR NO NOVO ENEM

Uma má notícia para quem não gosta de fazer conta: um quarto das questões objetivas do novo Enem serão especificamente de matemática.

Isso porque a matéria é a única a integrar sozinha uma das quatro grandes áreas em que a prova está dividida. Assim, ao menos 45 das 180 perguntas do Enem serão apenas de matemática --a matéria, portanto, será a de maior peso na prova.

Nas outras três áreas --linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas-, as questões envolverão mais de uma disciplina.

Desse modo, a prova de linguagens trará questões de língua portuguesa, literatura, artes, educação física e comunicação. A de ciências da natureza terá química, física e biologia. Já a de ciências humanas será composta por história, geografia e sociologia.

O diretor de avaliação da educação básica do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem), Héliton Tavares, avisa: o número de questões envolvendo matemática deve ser ainda maior que um quarto, graças ao fato de o Enem ser um exame com questões interdisciplinares.

Um exemplo são perguntas de física e química que exijam conhecimentos matemáticos. "Um quarto das questões serão diretamente ligadas à matemática. Mas a linguagem matemática, como gráficos, tabelas, cálculo de porcentagens, poderá ser encontrada nas outras matrizes também", afirma Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil.

Ele comparou o edital deste ano com o dos anos anteriores para reformular o material didático do seu cursinho.

Nos anos anteriores, o programa não tinha divisão por matérias --a interdisciplinaridade já era a marca mais forte do Enem--, o que, segundo Tavares, dificulta uma comparação entre as edições.

E como o aluno deve treinar para uma prova assim? "O aluno deve fazer o maior número de questões-teste em determinado tempo. Questões fáceis, porque não adianta pegar um teste difícil e não conseguir fazer", afirma Glenn van Amson, supervisor de matemática do Anglo. Uma boa dica é recorrer às provas anteriores do Enem, disponíveis no site http://historico.enem.inep.gov.br.

A overdose de matemática não assusta Willian Cruz, 17, aluno do CPV que vai prestar vestibular para economia. Na aritmética do seu horário de estudos, matemática já toma 40% do seu tempo.

"Quando se estuda para valer, se estuda para tudo", diz Willian, que considera que seu maior desafio no Enem não será a matemática, mas o tempo.

Disciplinas exóticas

Outra novidade do Enem são os temas pouco comuns em outros exames, como história da África e educação física. Mas, quanto a eles, o recado dos professores é tranquilizador: não haverá cobrança de conteúdo específico, as questões devem ser contextualizadas.

"Ninguém vai cobrar a regra do basquete ou a independência do Catar. Vai ter que analisar documentos históricos, interpretar", diz Mateus Prado.

Héliton Tavares, do Inep, confirma que não haverá cobrança de datas. Sobre o conteúdo, diz não haver novidade nos temas exigidos --que se baseiam no programa estudado no ensino médio.

2 comentários:

Joas disse...

Ei, cade o um tópico sobre o comercial do governo que foi feito na escola.
Se caso vocês quiserem pegar o que eu escrevi nas comunidades, podem pegar.

aqui está o artigo.


alunos em comercial de TV.

Os alunos da escola participaram no último dia 29 de julho, de uma filmagem sobre a escola, para um comercial de televisão. As filmagens que foram realizadas nos turnos de manhã e tarde, teve a ajuda de 3 professoras, 4 alunos que deram discursos e vários figurantes que eram também alunos. Os locais das filmagens foi no pátio central e de entrada, também no pátio da cantina e merenda e na sala de frente para a diretoria.
Os quatros alunos que deram o discurso foram todos do turno da manhã, e foram eles: Deivison, Joás, José Gladson e Vanessa. As propagandas tem a previsão de entrar na rede de televisão nos próximos dias 2, 3 ou 4 de agosto.

ps. podem editar, não se preocupo em dar os créditos a mim.

. disse...

Joás, meu nobre, não publicamos sobre o comercial do Governo, porque isso seria tomar partido no embate travado entre professores e Governo. A função desse blog é meramente informativa. Pense: se nós publicássemos qualquer nota citando as gravações do comercial, poderia dar a entender que o blog apóia o Governo. Isso seria um equívoco. Somos imparciais, essa é a função do jornalismo, mesmo que amador.
Sobre o crédito a nota que você escreveu, jamais editamos uma linha sequer de qualquer comentário feito aqui. O fato do blog ser moderado é para evitar agressões a professores, alunos e quem quer que seja. Todo comentário, desde que não denigra a imagem de terceiros, são devidamente publicados.

Prof. Edvaldo Cavalcante - Moderador do Blog

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