Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

2 de março de 2009

A DATA MAGNA DE PERNAMBUCO

No próximo dia 06 de março, os pernambucanos comemorarão pela segunda vez a sua Data Magna. No ano passado, através de uma consulta popular, essa data foi escolhida entre outras cinco sugeridas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco.

Por que o dia o6 de Março?

O dia 06 de março, mesmo antes da promulgação da Data Magna, já era uma data importante. Nesse dia os pernambucanos comemoram o aniversário da Revolução Pernambucana de 1817, um marco na história do Brasil. Foi a partir desse movimento que as lutas pela liberdade - em todos os sentidos - e pela implantação da República foram sedimentadas no Brasil. Pernambuco sempre se destacou pelo seu pioneirismo nas lutas contra a opressão dos invasores. A atual bandeira do Estado é a mesma usada pelos revoltosos de 1817.

Sobre a Revolução de 1817

A Revolução Pernambucana de 1817 foi liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários conseguiram conquistar Pernambuco e instalaram um governo provisório que tinha como propostas básicas: Proclamar a República, abolir alguns impostos e elaborar uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei. Após dois meses de luta, as tropas do Império português sufocaram o movimento e seus líderes foram condenados à morte. Ficaram os ideais iluministas e a força do sentimento nacionalista. O orgulho de ser brasileiro nasceu com o orgulho de ser pernambucano.

Prof. Edvaldo Cavalcante

Clique AQUI e aprenda sobre a bandeira, o hino e o brasão de Pernambuco

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews