Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

2 de novembro de 2010

Ética e política

Por Frei Beto

A “ética” neoliberal se reduz às virtudes privadas dos indivíduos. Assim, reforça a atitude paralisante do moralismo, que reduz a ética a uma ilusória perfeição individual. Ora, se a sociedade é estruturada, a ética exige uma teoria política normativa das instituições que regem a sociedade.

Como acentua Marilena Chauí, não basta falar em ética na política. A crítica às instituições geradoras de injustiças e negadoras de direitos exige uma ética da política. Criar espaços de criação de novos direitos. As instituições devem garantir a toda a sociedade a justiça distributiva – a partilha dos bens a que todos têm direito –, e a justiça participativa, a presença de todos – democracia – no poder que decide os rumos da sociedade.

De onde tirar os valores éticos universalmente aceitos? Como levar as pessoas a se perguntarem por critérios e valores? Hans Küng sugere que uma base ética mínima deve ser buscada nas grandes tradições religiosas. Seria o modo de passarmos das éticas regionais a uma ética planetária. Mas como aplicá-la ao terreno político? Mudar primeiro a sociedade ou as pessoas? O ovo ou a galinha?

Inútil dar um passo atrás e fixar-se na utopia do controle do Estado como precondição para transformar a sociedade. É preciso, antes, transformar a sociedade através de conquistas dos movimentos sociais, e de gestos e símbolos que acentuem as raízes antipopulares do modelo neoliberal. Combinar as contradições de práticas cotidianas (empobrecimento progressivo da classe média, desemprego, disseminação das drogas, degradação do meio ambiente, preconceitos e discriminações) com grandes estratégias políticas.

É concessão à lógica burguesa admitir que o Estado seja o único lugar onde reside o poder. Este se alarga pela sociedade civil, pelos movimentos populares, pelas ONGs, pela esfera da arte e da cultura, que incutem novos modos de pensar, de sentir e de agir, e modificam valores e representações ideológicas, inclusive religiosas.
Retirado de Caros Amigos

2 comentários:

MANUELLA disse...

OI!
BOA TARDE. QUEM DEIXOU ESSE RECADO,É A MANUELLA PEREIRA.
ESTUDANTE DO AMAURY, E FUNCIONARIA DA REC TRANSPORTE..
PASSEI PARA DIZER QUE ADORO DOIS PROFESSORES MUITO BEM DICIPLINADOS SAO, ROSANA E EDVALDO..
BEIJÃO PRA VCS TODOS..
ASS:MANUELLA PEREIRA

Amaury Online disse...

Manu, minha linda, obrigado pelo carinho. Sucesso pra você!

Prof. Edvaldo

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews