Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

13 de janeiro de 2011

PROFESSORES EFETIVOS SUBSTITUÍDOS POR CONTRATADOS

Nove professores concursados que lecionam em turmas do Travessia na Escola Amaury de Medeiros foram informados pela GRE que serão substituídos por professores contratados. Perguntas:

1) Por que um professor contratado tem mais direitos do que um professor concursado?

2) Por que os professores concursados foram autorizados a participar da capacitação e iniciar turmas e agora são obrigados, sumariamente, a sair?

3) No site da SEDUC, uma matéria informa que o Projeto Travessia irá continuar (leia abaixo). Devemos entender que mais professores efetivos serão substituídos por contratados ?

Matéria publicada no site da Seduc

12.01.2011
Meta é melhorar a distorção idade/série

Fotos: Ademar Filho
Fotos: Ademar Filho
Assessoria de Comunicação

O secretário de Educação, Anderson Gomes, recebeu a visita da gerente geral de Educação da Fundação Roberto Marinho (FRM), Vilma Guimarães. O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (12), na sede da SE, na Várzea, serviu para reafirmar o compromisso do Governo quanto à permanência dos Programas de Correção de Fluxo para o Ensino Médio (Travessia) e para o Ensino Fundamental (anos finais). “Nossa meta é avançar no âmbito da qualidade do ensino. Por isso, além de permanecer com a metodologia adotada pelos programas, queremos ampliá-los”, disse Anderson Gomes. Vilma Guimarães explicou que o ano letivo terá modificações positivas. “Estamos começando a estruturar novas ações. A ideia é que, este ano, a gente consiga trabalhar a qualificação profissional no âmbito da escola. Para isso, faremos um estudo no intuito de adequar os cursos que queremos oferecer à vocação de cada município”, explicou. Travessia – No ensino médio, ele já atendeu a mais de 102 mil estudantes. A ação ajudou a reduzir a taxa de distorção idade-série que em 2007 era de 70% e, em 2010, caiu para 53% no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar 2009. Já no Ensino Fundamental, o Travessia, iniciado ano passado, atende atualmente a 14 mil jovens com histórico de duas ou mais repetências. A metodologia utilizada é a mesma do telecurso.

4 comentários:

Bete Meira disse...

Absurdo dos absurdos!Mas desde quando os professores têm direitos? Onde está o Ministério Público que nos persegue exigindo perfeição nas cadernetas e outras coisinhas? Os professores efetivos deveriam se unir e abrir o verbo na imprensa e no próprio Ministério Público. Inaceitável. E como querem qualidade de ensino valorizando professores contratados, muitas vezes sem experiência, em detrimento dos da casa com tempo de estrada e experiência de sala? Solidarizo-me com os colegas e desejo que tudo se resolva da melhor forma para todos.

Anônimo disse...

Nunca se fez tanta pressão e terrorismo com relação a essa polêmica que se arrasta desde o ano passado. Sinceramente, eu só vejo uma saída para nós - seria todos pedirem ao mesmo tempo, licenças diversas dos seus cargos, tais como: licença prêmio, licença para tratamento de saúde e até licença sem vencimento para se inscrever no Travessia. Os supervisores, por sua vez, que forem efetivos, vão sair também. Tudo isso significa que a Secretaria de Educação vai virar um grande CABIDE DE EMPREGOS para os apadrinhados, como acontecia nos governos anteriores de Marco Maciel, Joaquim Francisco etc.

Tia Jana disse...

Mais uma mostra do descaramento do atual governo. Um total desrespeito à dignidade profissional dos professores e que suscita uma pergunta: se há vagas para que se contratem tantos temporários, por que não convocar os aprovados no último concurso?
CADÊ O SINDICATO E O MINISTÉRIO PÚBLICO? Que nem para "fazer barulho" servem?

Bete Meira disse...

Jana, em vez de convocar os aprovados no último concurso, li no jornal que prorrogaram a validade do mesmo. "Não precisa explicar, eu só queria entender"

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews