Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

26 de fevereiro de 2008

O CABRA E A CABRA

PROF. EDVALDO CAVALCANTE
No primeiro degrau, de baixo para cima, a cabeça de Lampião.
No terceiro degrau, última da direita, a cabeça de Maria Bonita
Quando eu era garoto, ouvia muitas histórias sobre Lampião, uma delas falava, paradoxalmente, sobre como o rei dos cangaceiros era justo: Um certo dia, lá pelos lados de Triunfo, num sítio afastado da cidade, o bando de Lampião fez pousada. Como de praxe, homens e meninos fugiram quando avisados da aproximação do Capitão Virgulino. Nesse dia, no sítio, havia apenas uma mulher com bebê de colo, que recebeu o bando:
-Boa tarde capitão! Disse ela, trêmula. Antes que Lampião respondesse, um dos seus cangaceiros sacou uma arma e atirou numa cabra que berrava amarrada próxima da mulher.
-Por que o senhor fez isso, eu sou seca, tirava leite da cabra para alimentar meu bebê. Reclamou a mulher. Lampião olhou para cangaceiro e ordenou:
-Pague a cabra!
-Quanto custa o animal? Perguntou o contrariado bandoleiro.
-500 Réis – respondeu a mulher
-Tome de esmola! Disse o cangaceiro jogando o dinheiro aos pés dela. Lampião virou-se pra ele e sentenciou:
-Você deu a esmola, agora pague a cabra!
Essa história, conhecida nos quatro cantos do sertão, faz parte do espólio de causos deixado por ele. Bandido sanguinário para uns, herói para outros, esse Zapata do sertão teve sua saga encerrada no dia 28 de julho 1938, numa emboscada na fazenda Angicos, município de Porto da Folha, Sergipe. A volante comandada pelo tenente João Bezerra, da polícia de Alagoas, surpreendeu o bando dormindo no acampamento. Depois de mortos, suas cabeças foram cortadas e expostas na escadaria da casa grande da fazenda, como mostra a mórbida foto acima. Em 1940 morreu num tiroteio o último grande cangaceiro, Corisco. Dadá, sua mulher, foi baleada e presa. Terminava aí a história do cangaço. Lampião, Maria Bonita, Corisco e Dadá viraram mito e são lembrados até hoje.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews