Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

5 de dezembro de 2009

XIII FEIRA JAPONESA DO RECIFE, UMA OVERDOSE DE CULTURA POP NIPÔNICA

Porf. Edvaldo Cavalcante

Visitei, hoje à tarde (29/11), a Feira Japonesa do Recife que chega à sua décima terceira edição com status de grande evento da cidade. Lembro que, nas primeiras edições, o evento era restrito à Rua do Bom Jesus, no Recife antigo. Hoje, a feira ganhou uma enorme proporção se estendendo por várias ruas do centro velho do Recife.

O evento foi aberto às 10h com os pronunciamentos do Cônsul Geral do Japão no Recife, Toshio Watanabe, e do prefeito do Recife, João da Costa. A feira, que esse ano teve como tema central o Mangá, contou com uma vasta programação com destaque para a Embaixadora do Kawaii, Srta. Misako Aoki, uma das três embaixadoras pop eleitas e nomeadas pelo Governo Japonês para divulgar o segmento jovem da cultura contemporânea japonesa.

Bastou um giro pelas ruas do Recife Antigo para perceber a overdose de cultura pop nipônica: Cosplay, o característico estilo lolita (minissaia e meias) e muito, muito exagero. Outro destaque desse ano foi o Shishimai, a famosa Dança do Leão, típica da ilha de Okinawa, sul do Japão. Um grupo composto por descendentes de japoneses da comunidade japonesa de Campinas (SP), realizou duas apresentações dessa dança típica. A feira foi um sucesso absoluto de público, as ruas lotadas deixaram aquela impressão de que “o Japão é aqui”. Seguem algumas imagens capturadas pela minha lente:

Esse é ex-aluno do Amaury de Medeiros. Você sabe quem é?
Clique aqui e confira a programação completa da feira.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews