Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

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5 de fevereiro de 2010

REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO CRIA PROJETO PILOTO E PROMOVE MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO


Para mais de 3 mil estudantes do 1º ano do ensino médio da rede estadual de ensino o ano letivo de 2010 vai ser diferente. Além de uma carga horária ampliada, esses estudantes vão vivenciar nas salas de aula atividades que unem teoria e prática, que integram conhecimentos de várias disciplinas e estimulam o protagonismo juvenil. É que o Governo do Estado, através da secretaria de Educação (SE), está implantando na rede estadual o Programa Ensino Médio Inovador. Uma iniciativa do Governo Federal / Ministério da Educação (MEC), que no âmbito nacional gerou um investimento de 22 milhões de reais. Pernambuco participa com 17 unidades escolares, uma por cada gerência regional de ensino (GRE). (Confira a lista com as 17 escolas no final da matéria)

Em parceria com as secretarias estaduais de educação, o Programa tem como principal meta a construção de um currículo diferenciado para as turmas de 1º ao 3º ano com base na interdisciplinaridade. Segundo a gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Médio, Cantaluce Lima, a iniciativa vem fortalecer algo que já vem acontecendo na educação pernambucana. “A elaboração de um currículo integrador das disciplinas é uma das preocupações do professor do ensino médio, pois já faz parte da nossa política de Estado para a educação”, afirma.

De acordo com a coordenadora do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Maria Eveline Pinheiro, “o caráter inovador do Programa está nas propostas que serão elaboradas pelas unidades e as soluções diferenciadas que encontrarão para adaptar as diretrizes propostas a realidade da escola”.

Até o momento, 19 estados já aderiram ao Ensino Médio Inovador, somando um total de 350 escolas em todo o Brasil. A intenção é ampliar a adesão dos estados e aumentar o número de escolas nos já participantes.

Em Pernambuco, as 17 escolas que aderiram ao Programa estão em fase de elaboração de seus planos de trabalho que devem incluir atividades pedagógicas interdisciplinares e contínuas de iniciação científica, de incentivo a leitura e de valorização artístico cultural. Tudo com o intuito de promover o autodidatismo e a autonomia do estudante no processo de aprendizagem.

Ao governo federal / MEC cabe dar apoio técnico e financeiro às propostas curriculares inovadoras das escolas de ensino médio não profissional. O papel da SE é viabilizar e coordenar os trabalhos no estado. O financiamento é feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vai acontecer através de convênio com a SE e do envio de verba diretamente às escolas.

O montante para o ano letivo de 2010 destinado às unidades de ensino já foi repassado. As escolas com mais de 700 estudantes receberam uma verba anual de 70 mil reais. As que têm uma quantidade de estudantes inferior a esse número foram beneficiadas com 50 mil reais por ano.

As 17 escolas pernambucanas que participam do programa são: Monsenhor Landelino Barreto Lins (Paudalho); Tamandaré Ensino Fundamental e Médio (Tamandaré); Ana Faustino (Surubim); Dom João da Mata Amaral (Garanhuns); Jatobá do Ensino Fundamental e Médio (Petrolândia); Pacífico Rodrigues da Luz (Petrolina); Monsenhor José kerler (em Arcoverde); Cornélio Soares Ensino Fundamental e Médio (Serra Talhada); Professor Manoel Joaquim Leite (Salgueiro); Padre Zacarias Tavares (Caruaru); Professor Manoel Edmundo, (Lagoa dos Gatos); Professor Manoel Bonifácio Costa, (Araripina) e Senador João Cleofas de Oliveira (Vitória).

Da região metropolitana: Professor Estevão Pinto (Paulista); José Vilela(Recife); Professora Helena Pugó, (Recife) e Ministro Jarbas Passarinho(Camaragibe). 
Fonte: Seduc Pe

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