Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

20 de abril de 2011

125 anos do nascimento de Manuel Bandeira

No dia 19 de abril de 1886, há 125 anos, nasceu um recifense que veio a se tornar um dos maiores escritores do País. Para celebrar a data e difundir sua obra, a Secretaria de Cultura promove o Mês de Manuel Bandeira; diversas ações em parceria com escolas e artistas locais no Espaço Pasárgada e em outros pontos da Região Metropolitana.

De 12 a 19 de abril, o casarão onde o poeta viveu parte de sua infância transforma-se em palco de saraus literários, peças teatrais e declamação de poemas. Tudo isso protagonizado por estudantes de diversas escolas da região metropolitana do Recife. Selma Coelho, coordenadora do Espaço, afirma que "os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da vida e da obra do escritor nas últimas semanas e cada escola preparou uma atividade para homenageá-lo". No Pasárgada, a programação comemorativa também conta com debates, oficinas, exibição de filmes e "plantões literários"; rodas de conversa com escritores pernambucanos. Entre eles, Olímpio Bonald, Sérgio Leandro, Mídio Cavalcante de Albuquerque e Ana Maria César.

Uma série de intervenções urbanas também serão realizadas em diversos locais da região metropolitana do Recife até o dia 1° de maio. Confira:

Recital Poético
Pensando que a poesia está presente em todas as manifestações artísticas, a Coordenadoria de Literatura propõe outras ações para celebrar Bandeira. No dia do aniversário do poeta (19), a partir das 16h30, alunos de diversas escolas do Recife serão convidados para um recital poético na estátua de Manuel Bandeira, na Rua da Aurora, em que Lucila Nogueira, Valmir Jordão, Pedro Américo de Farias, Ícaro Tenório, entre outros poetas vão declamar seus poemas preferidos do aniversariante.

De Bicicleta com Bandeira
Entre os dias 26 e 29 de abril acontece o projeto "De bicicleta com Bandeira". Tomando a bicicleta como outro símbolo da infância, a proposta é levar a poesia de Manuel Bandeira através de "bicicletas de propaganda". Além dos poetas participantes do recital da estátua de Bandeira, Jomard Muniz de Britto é outro que gravará seu poema preferido e será ouvido por vários bairros da Região Metropolitana. Serão várias bicicletas circulando por bairros como Santo Antônio, São José, Santo Amaro, Várzea, Pina, Peixinhos e o centro de Ponte dos Carvalhos. "É outra provocação com respeito ao consumismo: queremos anunciar nada mais do que poesia", revela Wellington de Melo.

Bandeira nas Paradas e Beba Poesia
Entre as parcerias formadas para a celebração de Bandeira, destaca-se a formada com a Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana. Com apoio da Secretaria de Cultura, a Releitura desenvolve no dia 25 de abril a intervenção urbana "Bandeira nas Paradas", em que mediadores voluntários da Rede realizam leituras de poemas de Bandeira, mini-contos e pequenos causos em paradas de ônibus do Recife. A Releitura lança ainda, no Espaço Pasárgada, no dia 29 de abril a partir das 19h, a exposição "Beba Poesia", com poemas visuais desenvolvidos por alunos que frequentam as bibliotecas da rede, com o apoio dos mediadores de leitura e designers do projeto. "A ideia é mostrar como a poesia é algo essencial, como a água mesmo", revela Gabriel Santana, coordenador da rede. "Em uma era de consumismo, a provocação faz pensar. É isso que devemos fomentar: a poesia como uma forma de pensar o mundo", afirma Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado.

Performance poético-literária
No dia 1° de maio (domingo), o Parque 13 de Maio recebe uma performance poético-literária voltada para as crianças, com o ator Adriano Cabral. "Duas marcas fortes da poesia de Bandeira são a memória e a infância. Esse será o mote dessa performance, que renovará a afetividade poética entre o querido Bandeira e as crianças e famílias que estiverem no Parque nesse dia", afirma Wellington de Melo.

Programação completa das Intervenções Urbanas

Terça-feira, dia 19
16h30 - Tarde com Bandeira - Recital poético em que poetas declamam seus poemas preferidos de Manuel Bandeira para alunos de escolas do Recife. Participação dos poetas Lucila Nogueira, Valmir Jordão, Pedro Américo de Farias, Ícaro Tenório e Susana Morais.
Local: Estátua de Manuel Bandeira - Rua da Aurora, próxima ao Ginásio Pernambucano

Segunda-feira, dia 25
Bandeira nas Paradas - intervenção urbana em diversas paradas de ônibus do Recife, promovida pela Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana.

De 26 a 29 de abril
De bicicleta com Bandeira - Poemas de Manuel Bandeira são declamados na voz de Lucila Nogueira, Valmir Jordão, Jomard Muniz de Brito, Pedro Américo de Farias, Ícaro Tenório e Susana Morais e circulam gravados em bicicletas de som por vários bairros da RMR.

Domingo, dia 1° de maio

15h - O melhor divertimento para crianças! - Performance poético-literária com o ator Adriano Cabral.
Local: Parque 13 de Maio

Programação do Espaço Pasárgada

Quarta-feira, dia 13
9h às 17h - Declamação de poemas, apresentação de charges e rap (Alunos do ensino médio da Escola Edson Murin Fernandes)
14h às 17h - Plantão literário com o escritor Olímpio Bonald

Quinta-feira, dia 14
9h às 12h - Apresentação teatral (Alunos do ensino fundamental da Escola Luiz de Camões)
14h às 17h - Visitas pedagógicas e plantão literário com o escritor Sérgio Leandro
18h às 21h - CinePasárgada: Exibição do curta-metragem O Poeta do Castelo (1959), de Joaquim Pedro de Andrade. No filme, versos de Manuel Bandeira, lidos pelo próprio poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais da rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio de Janeiro. Na sequência, serão exibidos os filmes Soneto do Desmantelo Blue (1992), de Cáudio Assis, Clandestina Felicidade (1998), de Marcelo Gomes e Beto Normal, por fim, O Triunfo (2007), de Geórgia Alves.

Sexta-feira, dia 15
9h às 12h - Plantão Literário com o escritor Mídio Cavalcanti de Albuquerque
14h às 17h - Sarau teatralizado (Alunos do Viver Colégio e Curso)
14h às 17h - Plantão Literário com a escritora Ana Maria Cesar

Segunda-feira, dia 18

9h às 12h - Recital de poemas: O Bicho e A estrela da manhã (Alunos do Liceu de Artes de Ofícios)
14h às 17h - Apresentações e teatro e música (Alunos da Escola Técnica Estadual Prof. Agamenon Magalhães)
16h - Apresentação de vídeos (Alunos da Escola Maria Paz Brandão)

Terça-feira, dia 19
9h - Mesa: O Recife de Manuel Bandeira (Palestrantes: André Cervisck e Selma Vasconcelos. Mediadora: Selma Coelho. Performance: Adriano Cabral. Apresentação: Geninha da Rosa Borges e Myrian Brindeiro). Relançamento do livro de João Cabral de Melo Neto)
14h às 17h: Oficina - Experiência poética através da imagem, com João Lin.
18h: Café com Poesia - Lançamento do CD "Myrian Brindeiro canta Manuel Bandeira"

Sexta-feira, dia 29

19h - Lançamento da Exposição Beba Poesia, com trabalhos de alunos frequentadores da Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana.


Fonte: Pernambuco Nação Cultural


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews