Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

20 de junho de 2011

Sobre educação

 Olá Crianças!
Hoje me deparei com este texto de um profeta místico indiano, o famoso Sathya Sai Baba. Vale a pena ler, refletir e ver que papel todos temos na cosntrução comum da sociedade.
TRECHO:
Para que serve uma escola? Para tornar o homem humano.

O homem tem em si certos atributos específicos que devem ser desenvolvidos e cultivados, para que ele possa erguer-se a sua plena estatura. Se isto for ignorado ou deixado de lado, o homem existirá apenas no plano animal.

Apenas a disciplina pode fazê-lo crescer e tomar posse de sua herança. O animal pode ser transformado através do treinamento, e passar a se comportar como o homem.

O professor tem a função mais importante na escola. Tijolos e cimento não tornam uma escola eficiente e útil. Nem são os livros da biblioteca ou os instrumentos do laboratório tão essenciais. O professor constrói a escola ou a danifica. Ele é a soma de todos os livros que vocês necessitam; ele é o mais desejável dos instrumentos. Moldando as maneiras, comportamentos e atitudes e até assumindo as conseqüências dos erros de seus pupilos. Logo, ele tem uma grande responsabilidade.

O professor se dedica a uma grande prática espiritual quando escolhe sua profissão. Ele tem que ser aquilo que ele ensina seus alunos a serem. As ainda tenras mentes em sala de aula são facilmente moldadas pelo seu exemplo. Quando um professor fala contra o cigarro, ele mesmo deve parar de fumar. Se ele insiste na pontualidade, deve chegar a escola sem atraso. Ele está sob rigorosa investigação o tempo todo. Qualquer delito por ele cometido, se torna o assunto da cidade, comentado durante o jantar em centenas de lares no mesmo dia. Ele deve ser cauteloso durante todas as horas do dia.

Gostaram? leia o resto aqui

Posta origianl retirado de livro-esotérico


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews