Blog da Escola de Referência e Educação Jovens e Adultos Amaury de Medeiros

.

16 de fevereiro de 2008

DEZ AULAS DE HISTÓRIA NO SEU DVD

CARLOTA JOAQUINA - Esse filme retrata a transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808 e a crise do sistema colonial, motivado pela abertura dos portos brasileiros para outras nações.

A MISSÃO - Esse filme mostra o papel dos jesuítas no cruel trabalho de catequizar os índios. A trama tem como pano de fundo, a questão do Tratado de Madrid (1750), que buscava redividir os territórios espanhóis e portugueses visando a corrigir o já obsoleto Tratado de Tordesilhas.
PLATOON - Filme sobre a Guerra do Vietnã, do ponto de vista de um soldado estadosunidense, que relata em cartas para a família, a experiência traumática da guerra. O aspecto principal desse filme não é o enredo, e sim a fiel reprodução do cenário da guerra.
A LISTA DE SCHINDLER - O melhor filme de todos os tempos sobre o holocausto. A fidelidade das imagens é tanta, que muitos pensam se tratar de um documentário. O filme conta a história verídica do industrial alemão Oskar Schindler, que salva a vida de mais de mil judeus-poloneses, livrando-os dos campos de extermínio nazistas, ao empregá-los em sua fábrica. O NOME DA ROSA - Esse filme mostra a discussão dos elementos formadores da cultura moderna: o surgimento do pensamento moderno no período da transição da Idade Média para a Modernidade. O filme também aborda aspectos filosóficos como a metafísica e a investigação da verdade.
A Guerra do Fogo - Esse filme destaca a descoberta e a importância do fogo nas comunidades primitivas, as dificuldades de sobrevivência, a diversidade cultural e a organização do homem pré-histórico.
OLGA - Inspirado na biografia da alemã, judia e comunista Olga Benário, mulher do ativista político Luís Carlos Prestes, esse filme retrata com fidelidade a dramática trajetória dessa mulher que, perseguida pela polícia, foge para Moscou, onde faz treinamento militar. É encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935. Ela se apaixona por ele na viagem. 1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO - Esse brilhante filme retrata a odisséia de Colombo rumo à América, mostrando o cotidiano da viagem, os motins, as incertezas da tripulação. O contexto histórico central, entretanto, é a expansão ultramarina liderada por Portugal e Espanha entre os séculos XV e XVI, constituindo-se em um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna. O QUE É ISSO COMPANHEIRO - Esse filme reconstitui um episódio clássico da ditadura militar brasileira: o seqüestro do embaixador dos Estados Unidos Alan Arkin. Um grupo de estudantes, militantes do MR-8, seqüestra o diplomata para trocá-lo por presos políticos. LUTERO - Esse filme mostra a o trajetória de Martinho Lutero, idealizador da Reforma Protestante. Importantíssimo na compreensão do processo de surgimento das religiões evangélicas e, sobretudo, da rivalidade histórica entre o mundo itálico e o mundo germânico.
COLD MOUNTAIN - Esse belo filme tem com pano de fundo a história de amor entre o soldado Inman e a jovem Ada. Obviamente ele não está aqui nessa lista por isso. O grande lance é que essa história de amor se passa durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. Trata-se de um filme de época que retrata, em algumas cenas, o conflito entre os nortistas (abolicionistas, industriais) e os sulistas (escravocratas, fazendeiros). Vale a pena conferir!

2 comentários:

cottidie disse...

eu ainda citaria
Apocalypto, de Mel Gibson, que reconstitui o início da decadência do império Maia, antes da chegada dos invasores espanhóis
e Visões (não lembro o diretor), baseado em fatos reais e que narra a história de um professor de tatro q tem vosões sobre os desaparecidos políticos nos mais duros anos da repressão na Argentina
vale a pena conferir :)

Amaury Online disse...

DOIS BONS FILMES.O VIS�ES,� DO DIRETOR CHRISTOPHER HAMPTON. TEM ANT�NIO BANDEIRAS E EMA TOMPSON NO ELENCO.O APOCAL�TICO � O MELHOR DO DOIS,SOBRETUDO PORQUE�TEVE UM TRABALHODE PESQUISA, O DIRETOR MEL GIBSON, COMO NO FILME DA PAIX�O DE CRISTO, USOU O DIALETO (O MAIS APROXIMADO POSS�VEL)DOS MAIS NOS DI�LOGOS! MUITO BOM! OBRIGADO PELA VISITA!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews